Polícia

Corte de energia com apoio da PM reacende tensão em assentamento do MST em Arapiraca

Equatorial atuou após solicitação do deputado Estadual Cabo Bebeto e do vereador por Arapiraca Vavazinho

Por 7Segundos 16/07/2025 07h07 - Atualizado em 16/07/2025 07h07
Corte de energia com apoio da PM reacende tensão em assentamento do MST em Arapiraca
Corte de energia com apoio da PM reacende tensão em assentamento do MST em Arapiraca - Foto: Reprodução

A tensão voltou a crescer no assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no Sítio Laranjal, zona rural de Arapiraca, com a realização de um corte de energia elétrica executado pela Equatorial Alagoas na noite da última terça-feira (15). A operação contou com o apoio da Polícia Militar, através da guarnição motorizada do PELOPES do 3º Batalhão, além da equipe do Canil e do Oficial de Operações da unidade.

O desligamento foi solicitado pelo deputado estadual Cabo Bebeto, que teria constatado a existência de energia clandestina ao visitar o local. Ele também esteve presente durante o desligamento, acompanhado por sua equipe e pelo vereador de Arapiraca Vavazinho. Segundo a Polícia Militar, o corte foi realizado sem registros de intercorrências.

O episódio acontece menos de duas semanas após a tentativa de reintegração de posse do terreno ocupado por cerca de 150 famílias, durante a Jornada de Lutas pela Reforma Agrária, iniciada em abril. A ação judicial, autorizada por liminar, acabou sendo suspensa por decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas, que determinou a realização de audiência de conciliação com a Comissão de Soluções Fundiárias do Estado. A nova data da audiência ainda não foi definida.

Segundo o MST, o corte de energia agrava a vulnerabilidade das famílias, que permanecem acampadas na área e reivindicam a regularização da ocupação ou a destinação de um novo local para moradia e produção de alimentos. 

Um acordo anterior com o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) também teria sido desconsiderado no processo de reintegração.