Programa de Penedo sobre BPC será modelo em capacitação para municípios de AL
A iniciativa da Prefeitura de Penedo chega para quem precisa do benefício por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), pasta administrada por Ana Teresa Lopes
Quem mora em Penedo e precisa do Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido pelo INSS tem acesso de forma rápida e sem precisar pagar nada pelo direito, avanço proporcionado pelo Programa Viver Melhor.
A iniciativa da Prefeitura de Penedo chega para quem precisa do benefício por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), pasta administrada por Ana Teresa Lopes.
“A gente tem uma equipe extremamente qualificada que trabalha desde o requerimento até a concessão ou não desse benefício. E no decorrer desse processo, a gente leva essas pessoas para fazer a perícia em Maceió, em Aracaju e aqui mesmo, em Penedo”, informou a gestora durante entrevista ao radialista Luiz Carlos Oliveira (Vida Real/Rádio Penedo FM) nesta quinta-feira, 17.
Ana Teresa explicou como funciona o programa que já viabilizou cerca de 170 benefícios, trabalho que será apresentado, em Penedo, para representantes dos demais municípios alagoanos na próxima quarta-feira, 23. A capacitação acontecerá no Theatro Sete de Setembro, a partir das 8h30, com participação direta de servidores do INSS.

E não será a primeira vez que o Viver Melhor será destacado. Em novembro de 2024, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) apresentou o programa criado pelo Prefeito Ronaldo Lopes como referência positiva durante o Seminário Estadual sobre Inclusão dos Beneficiários do BPC no Cadastro Único.
O auxílio institucional para a concessão do BPC LOAS, que muitos beneficiários chamam de ‘aposentadoria’, também injeta mais recursos na economia local. “São 168 famílias que recebem um salário mínimo em decorrência do nosso trabalho e se a gente fizer um cálculo rápido, são mais de 255 mil reais por mês circulando no comércio da cidade todo mês”, destacou Ana Teresa durante a entrevista.
O Programa Viver Melhor auxilia quem tem direito ao benefício – pessoas idosas com mais de 65 anos e Pessoa com Deficiência (PcD) – a conseguir o BPC LOAS, público identificado por demandas que chegam na Secretaria de Assistência Social, inclusive por meios dos CRAS, e nas ações descentralizadas de atendimento ao público, os programas Assistência Com Você e CRAS Itinerante, ambos também criados durante a gestão de Ana Teresa.
“Nós fazemos as visitas técnicas para analisar cada caso que também pode ser solicitada por indicação ou motivada por encaminhamento a partir do atendimento no Cadastro Ùnico. Pode ser que a pessoa receba Bolsa Família, quando tem direito ao BPC”, acrescentou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
