Penedo comemora início de atendimentos no Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Lopes
Pacientes agora não precisam mais viajar porque Penedo agora dispõe de um Centro de Hemodiálise
O município de Penedo comemora o início dos atendimentos do tão esperado Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes, setor da Santa Casa de Misericórdia instalado ao lado da maternidade da instituição filantrópica.
Nesta segunda-feira (21) a equipe de saúde especializada recebeu pacientes que solicitaram a transferência do serviço que tinham em outra cidade e agora não precisam mais viajar porque Penedo agora dispõe de um Centro de Hemodiálise.
A hemodiálise é um tratamento que precisa de uma máquina para filtrar o sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente. O procedimento remove resíduos metabólicos e excesso de fluidos do sangue, controlando a pressão arterial e mantendo o equilíbrio de substâncias, como sódio e potássio. Por ser tão complexo, o procedimento precisa de acompanhamento por médico nefrologista e equipe técnica especializada.
“Esta é a nossa primeira sessão e está tudo tranquilo. Todos estão ansiosos para saber como seria e estamos tendo uma diálise sem nenhuma intercorrência. São pacientes que já eram dialíticos prévios e foram transferidos para cá por questão de aproximação, para trazer mais conforto e qualidade de vida para eles. É uma terapia que precisa ser feita três vezes por semana, com duração de 4 horas. Aqui na unidade estamos preparados para todos os tipos de emergência, da mais simples até a mais complexa”, informa a nefrologista Dra. Julia Torres, responsável pelo primeiro dia do atendimento.
O Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Lopes possui 18 máquinas, sendo duas de reserva, para atender 32 pacientes por dia. Inicialmente, serão realizados atendimentos em apenas três dias – segunda, quarta e sexta –, dividindo os pacientes em dois turnos de 4 horas de procedimento (7h às 11h e 13h às 17h).
“É um sentimento de gratidão porque as vidas das pessoas que estão sendo dialisadas aqui estão mudando. Os dias delas serão mais longos e não precisarão pegar mais estrada. Foi um trabalho duro que passamos para chegar até este momento. Sempre trabalhamos com cautela para entregar o melhor serviço para a população”, declarou o Diretor da Santa Casa de Penedo, Sami Ferrari, agradecendo o empenho das esferas de governo e ao influenciador digital penedense Carlinhos Maia por ter destinado recursos para a instituição que atende, em sua maioria, pessoas que dependem do SUS.
Para a Secretária Municipal de Saúde Waninna Mendonça, o início dos atendimentos é uma conquista de toda a população. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós que fazemos a saúde de Penedo. Ver o Centro de Hemodiálise recebendo os primeiros pacientes é a realização de um sonho coletivo. Esse serviço representa mais dignidade e qualidade de vida para esses pacientes. Quero parabenizar toda a equipe técnica da Santa Casa, os profissionais de saúde, a nefrologista Dra. Júlia e todos os envolvidos pelo cuidado e profissionalismo. Também agradeço especialmente ao nosso prefeito Ronaldo Lopes e ao secretário executivo da Saúde, Guilherme Lopes, e que não mediram esforços para tornar esse sonho realidade junto ao Governo do Estado. Seguiremos trabalhando para ampliar o acesso e garantir que mais vidas possam ser beneficiadas com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”.
Veja também
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
