Infraestrutura

Governador autoriza sistema de abastecimento para povoados em Estrela de Alagoas

Obra terá investimento de mais de R$ 4,3 milhões e será executada pela Casal

Por 7Segundos 21/07/2025 17h05
Governador autoriza sistema de abastecimento para povoados em Estrela de Alagoas
Novo sistema de abastecimento vai beneficiar mais de 2 mil moradores dos povoados Renascença e Serra do Bernardino - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, assinaram, nesta segunda-feira (21), a ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água que beneficiará os mais de 2 mil moradores dos povoados Serra do Bernardino e Renascença, no município de Estrela de Alagoas.

Orçada em mais de R$ 4,3 milhões, recursos do Tesouro Estadual, as obras serão executadas pela Casal, por meio do Programa Mais Água Alagoas. O projeto contempla a implantação de 7 km de adutora e 9 km de rede de distribuição.

Inclui ainda a construção de uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), com quatro reservatórios de 25 mil litros cada (totalizando 100 mil litros), uma casa de bombas e um reservatório elevado com capacidade para mais 25 mil litros.

“Nós cumprimos com os nossos compromissos. Eu que sou sertanejo, sei a dificuldade de não ter água, de conviver com a estiagem. Então, o Mais Água Alagoas é um programa que me deixa muito entusiasmado, que me deixa muito motivado e feliz. Nós vamos, sim, tenho fé em Deus, universalizar o acesso à água e ao saneamento básico em todos os 102 municípios de Alagoas”, assegurou Paulo Dantas.

O novo sistema de abastecimento vai beneficiar mais de 2 mil moradores dos povoados Renascença e Serra do Bernardino, onde atualmente cerca de 410 imóveis dependem do abastecimento por caminhões-pipa.

Na fase final das obras, a Casal realizará as ligações domiciliares, instalará os hidrômetros e fará o cadastramento dos moradores, garantindo o pleno funcionamento do sistema. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos dentro de 10 meses.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu no Gabinete do Governador, no Palácio República dos Palmares, e contou com a presença do prefeito de Estrela de Alagoas, Roberto Wanderley; do secretário municipal de Educação, Hugo Wanderley; dos deputados Isnaldo Bulhões (federal) e José Wanderley (estadual); e do secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro.