Política

Veja qual será a estratégia adotada por senador alagoano para reverter tarifaço de Trump

Fernando Farias faz parte da comitiva de senadores que viajaram aos EUA para reverter a taxação de 50% promovida por Trump a produtos brasileiros

Por Felipe Ferreira 24/07/2025 12h12 - Atualizado em 24/07/2025 12h12
Veja qual será a estratégia adotada por senador alagoano para reverter tarifaço de Trump
Fernando Farias, senador por Alagoas - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A comitiva de oito senadores do Brasil que partirá para os Estados Unidos a fim de reverter a taxação de 50% promovida pelo presidente Donald Trump a produtos brasileiros, já tem um plano traçado para obter sucesso nas negociações.

No próximo fim de semana, a comitiva, que conta com o alagoano Fernando Farias (MDB), parte para Washington D.C a fim de tentar conversar com americanos sobre o tarifaço entre os dias 28 e 30 de julho. A agenda, no entanto, ainda não foi divulgada.

Segundo o Metrópoles, os senadores veem o ex-presidente americano Barack Obama como um trunfo nas negociações. A aposta é que a boa relação entre Obama e Lula o auxiliem com o empresariado americano e com a bancada do Partido Democratas, legenda do ex-presidente.

Dentre os principais pontos abordados pelos senadores, nessas negociações, estão os problemas que serão enfrentados pelo empresariado americano em decorrência dessas tarifas.

Há uma ala, ainda, que defende o discurso de que o Brasil, com a taxação, será jogado diretamente no “colo” da China, principal rival econômico dos Estados Unidos.

Os senadores que compõem a comitiva se reuniram com o chanceler Mauro Vieira e com representantes do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) na última quarta-feira (23) para alinhar os pontos que devem ser abordados.

Além do alagoano Fernando Farias, a comitiva é composta pelos senadores:

• Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo;
• Tereza Cristina (PP-MS);
• Nelsinho Trad (PSD-MS);
• Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
• Esperidião Amin (PP-SC);
• Rogério Carvalho (PT-SE);
• Carlos Viana (Podemos-MG).