Secretaria de Agricultura de Traipu apresenta Programa de Crédito Fundiário a agricultores
O PNCF é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que oferece financiamento fundiário aos agricultores
A Prefeitura Municipal de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, promoveu na terça-feira (22), o Encontro Regional de Difusão, Mobilização e Divulgação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).
O PNCF é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que oferece financiamento fundiário aos agricultores de forma a adaptada às suas necessidades.
No encontro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e a equipe da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) explicaram para os agricultores traipuenses sobre o cadastro e linha de crédito do PNFC, apresentará técnicas e práticas sobre Fruticultura, Quintais Produtivos, Recuperação de Nascentes, Cisternas e Prática de coleta e amostras de solo para análise.

O encontro iniciou às 8h, na Escola de Música Pedro Basílio dos Santos, e se estendeu até as 16h. Os participantes tiveram aulas práticas sobre plantio de mudar e frutíferas, receberam mudas enxertadas, kit de frutíferas, além de lanche e almoço.
Para o secretário de Agricultura, Genivaldo Rosa, o encontro “foi um muito produtivo e os agricultores foram apresentados a opções e meios de transformar seu futuro no campo. A meta da gestão municipal é fortalecer e transformar a agricultura familiar traipuense”.
O PNCF é destinado a trabalhadores rurais com pelo menos cinco anos de experiência. Jovens entre 18 e 30 anos podem ter esse tempo reduzido se comprovarem educação rural; agricultores sem-terra ou com propriedades rurais de até quatro módulos fiscais; e pessoas que não sejam servidores públicos ou assentados da Reforma Agrária.

O programa oferece diferentes linhas de financiamento, adaptadas às necessidades dos produtores, com taxas de juros variando de 0,5% a 4% ao ano, com a possibilidade de bônus de adimplência de 20% a 40%. O prazo para pagamento pode chegar a 25 anos, incluindo um período de carência de até 36 meses.
Secretários municipais, como Priscilla Oliveira (Assistência Social), Luciano Miranda (Turismo e Eventos), Manoel Oliveira (Igualdade Racial) e Maurício Machado (Meio Ambiente), também participaram do encontro.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
