Agricultura

Secretaria de Agricultura de Traipu apresenta Programa de Crédito Fundiário a agricultores

O PNCF é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que oferece financiamento fundiário aos agricultores

Por 7Segundos, com Assessoria 24/07/2025 13h01 - Atualizado em 24/07/2025 13h01
Secretaria de Agricultura de Traipu apresenta Programa de Crédito Fundiário a agricultores
Os participantes tiveram aulas práticas sobre plantio de mudar e frutíferas, receberam mudas enxertadas e kit de frutíferas - Foto: Assessoria

A Prefeitura Municipal de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, promoveu na terça-feira (22), o Encontro Regional de Difusão, Mobilização e Divulgação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

O PNCF é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que oferece financiamento fundiário aos agricultores de forma a adaptada às suas necessidades.

No encontro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e a equipe da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) explicaram para os agricultores traipuenses sobre o cadastro e linha de crédito do PNFC, apresentará técnicas e práticas sobre Fruticultura, Quintais Produtivos, Recuperação de Nascentes, Cisternas e Prática de coleta e amostras de solo para análise.


O encontro iniciou às 8h, na Escola de Música Pedro Basílio dos Santos, e se estendeu até as 16h. Os participantes tiveram aulas práticas sobre plantio de mudar e frutíferas, receberam mudas enxertadas, kit de frutíferas, além de lanche e almoço.

Para o secretário de Agricultura, Genivaldo Rosa, o encontro “foi um muito produtivo e os agricultores foram apresentados a opções e meios de transformar seu futuro no campo. A meta da gestão municipal é fortalecer e transformar a agricultura familiar traipuense”.

O PNCF é destinado a trabalhadores rurais com pelo menos cinco anos de experiência. Jovens entre 18 e 30 anos podem ter esse tempo reduzido se comprovarem educação rural; agricultores sem-terra ou com propriedades rurais de até quatro módulos fiscais; e pessoas que não sejam servidores públicos ou assentados da Reforma Agrária.


O programa oferece diferentes linhas de financiamento, adaptadas às necessidades dos produtores, com taxas de juros variando de 0,5% a 4% ao ano, com a possibilidade de bônus de adimplência de 20% a 40%. O prazo para pagamento pode chegar a 25 anos, incluindo um período de carência de até 36 meses.

Secretários municipais, como Priscilla Oliveira (Assistência Social), Luciano Miranda (Turismo e Eventos), Manoel Oliveira (Igualdade Racial) e Maurício Machado (Meio Ambiente), também participaram do encontro.