Casais penedenses dizem ‘sim’ às margens do Rio São Francisco
O casamento comunitário contou com a parceria do TJ-AL, por meio do programa Justiça Itinerante, responsável por todos os documentos e trâmites legais.
Pode-se dizer que é um dos locais mais bonitos da cidade para se apreciar o pôr do sol. O astro-rei ao fundo, as águas calmas e cristalinas do Velho Chico, o verde da vegetação da Ilha de São Pedro e o prédio histórico da Marina Pública ajudam a compor o cenário, ou melhor, a pintura escolhida pelos apaixonados.
Treze casais penedenses disseram ‘sim, até que a morte os separe’ na tarde desta quarta-feira (30), em uma cerimônia organizada pela Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEMASDH), com a parceria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).
O casal de agricultores familiares Nicodemos de Oliveira, de 67 anos, e Rosineide da Silva, de 48, também oficializou a união. Eles vieram do Assentamento Novo Horizonte, lá na divisa entre os municípios de Penedo e Coruripe.
Mesmo contando os passos e falando com dificuldade, sequelas de um AVC, a alegria no rosto do agricultor era contagiante. Nicodemos é pai de oito filhos e avô de cinco netos, frutos da primeira união. Com a atual companheira, com quem vive há 18 anos, tem uma filha adolescente de 16 anos.
“A felicidade é grande. Ainda não tínhamos oficializado a união por diversos motivos, como a burocracia e os custos com as despesas de cartório. Mas, com a ajuda da Prefeitura, tudo ficou mais fácil. Felizes sempre fomos, e agora estamos mais ainda com o reconhecimento da Justiça”, disse. Oliveira é tímido e de poucas palavras, mas sua alegria estava nítida em seu rosto.
A cerimônia teve como objetivo garantir o direito à formalização da união civil, fortalecer os vínculos familiares e promover a inclusão social. A proposta também proporcionou um momento simbólico de valorização da família e resgate da autoestima dos participantes. A festa contou ainda com bolo de casamento e música ao vivo, com voz e violão de Hendrik.
“Estamos reunidos para a segunda edição do casamento comunitário, um evento que acolhe casais em situação de vulnerabilidade. Este é um momento de grande relevância, pois formaliza o direito ao casamento desses penedenses. O evento conta com a parceria da Justiça, que está presente para efetuar a entrega da documentação necessária. É com grande alegria que celebramos este momento com 13 casais. Agradecemos a todos os envolvidos”, comentou a secretária Ana Teresa.
Parceria com direito a poesia de Vinicius de Moraes
O casamento comunitário contou com a parceria do TJ-AL, por meio do programa Justiça Itinerante, responsável por todos os documentos e trâmites legais. O juiz Claudemiro Avelino conduziu a cerimônia oficial.
“O casamento comunitário, por sua natureza coletiva, desempenha um papel social de grande importância. Ele representa uma maneira de oficializar uniões já estabelecidas e de viabilizar novas, oferecendo segurança jurídica aos casais. A Justiça, através da iniciativa denominada Justiça Itinerante, promove, entre outras ações, a realização de casamentos coletivos. Nesse contexto, o tribunal autoriza o magistrado a se deslocar até o local designado para conduzir a cerimônia oficial de casamento, previamente inscrita no cartório de registro civil”, explicou o juiz.
Inspirado pela beleza do local e pela união dos treze casais penedenses, o magistrado encerrou o ato oficial declamando ‘Tomara’, de Vinícius de Moraes.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
