Reabilitação e inclusão: Centro de Equoterapia está sendo finalizado em Girau do Ponciano
O local, que está com 50% das obras em finalização, será referência no atendimento para a reabilitação física e mental

O prefeito Bebeto Barros e o vice-prefeito Osvaldo Alexandre realizaram uma visita técnica ao Centro Municipal de Equoterapia nesta quarta-feira (30). O local, que está com 50% das obras em finalização, será referência no atendimento para a reabilitação física e mental de crianças, jovens e adultos com deficiências, além de incluir pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Segundo o prefeito, o espaço vai trabalhar o desenvolvimento de interação com cavalos para auxiliar na educação, saúde e bem-estar dos usuários do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual do município (CER). O gestor enfatizou que a estrutura é um sonho se tornando realidade, pois cuidar da população especial demonstra responsabilidade e compromisso com quem mais precisa.

Durante a visita, os gestores municipais mostraram cada detalhe do local que contará com consultórios modernos, sala de fisioterapia, banheiros adaptados para pessoas com dificuldades locomotivas, fraldário, copa e um ambiente amplo para laser. Os animais também terão cuidados especiais em piquetes, baias confortáveis e tratamentos com equipes veterinárias.
“Será um espaço completamente equipado e com especialistas competentes para oferecer o melhor a população de Girau. Esse espaço é a realização de um sonho, uma obra que está tomando forma e que vai facilitar diversos tratamentos de reabilitação e inclusão. A terapia com animais é algo inovador e traz benefícios clínicos, aprendizado e transforma o cotidiano familiar, nossa cidade vai continuar avançando na área da saúde”, destaca Bebeto Barros.
Girau vira sede da inclusão autista
Em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Pessoas com Deficiência, a prefeitura realizou uma reunião com questionamentos educativos, conscientização e capacitação para trabalhadores da saúde e educação. A iniciativa integra o projeto Alagoas Mais Inclusiva, que este ano abordou o tema “Autismo: Conhecer para Incluir”, reforçando o combate ao preconceito e estimulando o debate construtivo sobre o reconhecimento e o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento contou com a participação dos secretários municipais de Saúde e Educação, Jarbinhas Barros e Quitéria Cezar. A programação incluiu palestras, distribuição de materiais atualizados sobre leis e deveres, além da presença do especialista em direitos das pessoas com deficiência, Dr. Julius Egon Schwartz, fundador do primeiro escritório de advocacia PcD de Alagoas.
Profissionais da saúde, professores, coordenadores e diretores de escolas e creches do município participaram da 2ª Roda de Conversa, com o objetivo de aprimorar o atendimento às pessoas com TEA. A capacitação foi realizada na última segunda-feira (28), no Auditório José Paulo dos Santos (antigo Caic), como parte da programação de inclusão. Durante o encontro, foram apresentados diversos estudos conduzidos por psicólogos e pedagogos especializados na área.

Veja também
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
