Reabilitação e inclusão: Centro de Equoterapia está sendo finalizado em Girau do Ponciano
O local, que está com 50% das obras em finalização, será referência no atendimento para a reabilitação física e mental
O prefeito Bebeto Barros e o vice-prefeito Osvaldo Alexandre realizaram uma visita técnica ao Centro Municipal de Equoterapia nesta quarta-feira (30). O local, que está com 50% das obras em finalização, será referência no atendimento para a reabilitação física e mental de crianças, jovens e adultos com deficiências, além de incluir pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Segundo o prefeito, o espaço vai trabalhar o desenvolvimento de interação com cavalos para auxiliar na educação, saúde e bem-estar dos usuários do Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual do município (CER). O gestor enfatizou que a estrutura é um sonho se tornando realidade, pois cuidar da população especial demonstra responsabilidade e compromisso com quem mais precisa.

Durante a visita, os gestores municipais mostraram cada detalhe do local que contará com consultórios modernos, sala de fisioterapia, banheiros adaptados para pessoas com dificuldades locomotivas, fraldário, copa e um ambiente amplo para laser. Os animais também terão cuidados especiais em piquetes, baias confortáveis e tratamentos com equipes veterinárias.
“Será um espaço completamente equipado e com especialistas competentes para oferecer o melhor a população de Girau. Esse espaço é a realização de um sonho, uma obra que está tomando forma e que vai facilitar diversos tratamentos de reabilitação e inclusão. A terapia com animais é algo inovador e traz benefícios clínicos, aprendizado e transforma o cotidiano familiar, nossa cidade vai continuar avançando na área da saúde”, destaca Bebeto Barros.
Girau vira sede da inclusão autista
Em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Pessoas com Deficiência, a prefeitura realizou uma reunião com questionamentos educativos, conscientização e capacitação para trabalhadores da saúde e educação. A iniciativa integra o projeto Alagoas Mais Inclusiva, que este ano abordou o tema “Autismo: Conhecer para Incluir”, reforçando o combate ao preconceito e estimulando o debate construtivo sobre o reconhecimento e o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento contou com a participação dos secretários municipais de Saúde e Educação, Jarbinhas Barros e Quitéria Cezar. A programação incluiu palestras, distribuição de materiais atualizados sobre leis e deveres, além da presença do especialista em direitos das pessoas com deficiência, Dr. Julius Egon Schwartz, fundador do primeiro escritório de advocacia PcD de Alagoas.
Profissionais da saúde, professores, coordenadores e diretores de escolas e creches do município participaram da 2ª Roda de Conversa, com o objetivo de aprimorar o atendimento às pessoas com TEA. A capacitação foi realizada na última segunda-feira (28), no Auditório José Paulo dos Santos (antigo Caic), como parte da programação de inclusão. Durante o encontro, foram apresentados diversos estudos conduzidos por psicólogos e pedagogos especializados na área.

Veja também
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
FunBrasil inaugura Unidade CER-III em Maceió e amplia oferta de serviços especializados em saúde
Hospital Ib Gatto Falcão contribui para a detecção precoce e orientação no enfrentamento à hanseníase
Mais de 27 kg de maconha e cocaína, avaliados em R$ 120 mil, são apreendidos em Arapiraca
Homem que encomendou morte de supervisor do CRB pediu orações e perdão em suposto áudio vazado
Nomes ligados ao Banco Master e BRB depõem no STF nesta terça-feira (27)
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
