Prefeitura realiza fiscalização e organização da feira livre em Girau na segunda (4)
Objetivo é melhorar as relaçoes de convivência entre os feirantes e a população
Com o intuito de valorizar a economia tradicional e garantir a segurança da população, a Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Diretoria de Indústria, Comércio e Trabalho — responsável pela estruturação da feira livre municipal — iniciará algumas mudanças nesta segunda-feira (04). Os feirantes também receberão orientações sobre a ocupação e distribuição dos espaços, além de poderem tirar dúvidas com as equipes de fiscalização do município.
Considerada um dos patrimônios culturais e econômicos da cidade, a feira livre atrai diversos trabalhadores autônomos de regiões vizinhas e oferece o melhor em frutas, verduras, carnes e muitos outros itens. Para continuar impulsionando o dia a dia dos girauenses e visitantes, novas medidas organizacionais entram em vigor a partir desta sexta-feira (01) — na zona rural, com a feira do Distrito Canafístula e em seguida no Centro Urbano — abrangendo proibições, normativas de abastecimento, bloqueios de segurança e ações de fiscalização para manter a ordem até o final do expediente.
Uma das principais ações diz respeito à mobilidade nas ruas onde ocorrem as feiras. Um problema recorrente é o fluxo anormal de veículos motorizados, o que representa risco para clientes e pedestres, devido ao espaço reduzido entre o caminho e as bancas.

“Com o objetivo de garantir maior segurança e melhor mobilidade para pedestres e consumidores, fica terminantemente proibida a circulação de motos e carros dentro da área da feira durante seu funcionamento. Todas as entradas da feira serão bloqueadas com disciplinadores, assegurando o controle de acesso e melhor fluidez na circulação do público”, informa Edson Alexandre, diretor do setor de Indústria, Comércio e Trabalho.
Essa primeira medida também contempla a proibição de ações de carga e descarga durante os horários de maior movimentação. Os feirantes deverão abastecer suas bancas até as 6h da manhã, sendo vedada qualquer manobra posterior que contrarie as normas estabelecidas.
Além das questões de trânsito e segurança, a Prefeitura também irá montar uma força-tarefa de fiscalização voltada à regularização dos feirantes. Conforme previsto no Código Tributário Municipal, é necessário pagar uma taxa de ocupação pública. O órgão relembra que essa conduta já está em prática no comércio autônomo da zona urbana e passará a acontecer também em Canafístula.
A Prefeitura ressalta que o sucesso da implementação dessas normas depende da colaboração de todos, permitindo, assim, o diálogo constante e a fluidez nas atividades públicas e privadas.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
