Prefeitura realiza fiscalização e organização da feira livre em Girau na segunda (4)
Objetivo é melhorar as relaçoes de convivência entre os feirantes e a população

Com o intuito de valorizar a economia tradicional e garantir a segurança da população, a Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Diretoria de Indústria, Comércio e Trabalho — responsável pela estruturação da feira livre municipal — iniciará algumas mudanças nesta segunda-feira (4). Os feirantes também receberão orientações sobre a ocupação e distribuição dos espaços, além de poderem tirar dúvidas com as equipes de fiscalização do município.
Considerada um dos patrimônios culturais e econômicos da cidade, a feira livre atrai diversos trabalhadores autônomos de regiões vizinhas e oferece o melhor em frutas, verduras, carnes e muitos outros itens. Para continuar impulsionando o dia a dia dos girauenses e visitantes, novas medidas organizacionais entram em vigor a partir desta sexta-feira (01), abrangendo proibições, normativas de abastecimento, bloqueios de segurança e ações de fiscalização para manter a ordem até o final do expediente.
Uma das principais ações diz respeito à mobilidade nas ruas onde ocorre a feira. Um problema recorrente é o fluxo anormal de veículos motorizados, o que representa risco para clientes e pedestres, devido ao espaço reduzido entre o caminho e as bancas.
“Com o objetivo de garantir maior segurança e melhor mobilidade para pedestres e consumidores, fica terminantemente proibida a circulação de motos e carros dentro da área da feira durante seu funcionamento. Todas as entradas da feira serão bloqueadas com disciplinadores, assegurando o controle de acesso e melhor fluidez na circulação do público”, informa Edson Alexandre, coordenador da Diretoria de Indústria, Comércio e Trabalho.

Melhorar e aperfeiçoar as relações entre os feirantes e os clientes é um dos objetivos das medidas. Foto: assessoria
Essa primeira medida também contempla a proibição de ações de carga e descarga durante os horários de maior movimentação. Os feirantes deverão abastecer suas bancas até as 6h da manhã, sendo vedada qualquer manobra posterior que contrarie as normas estabelecidas.
Além das questões de trânsito e segurança, a Prefeitura também irá montar uma força-tarefa de fiscalização voltada à regularização dos feirantes. Para utilizar o espaço público, conforme previsto no Código Tributário Municipal, é necessário o pagamento de uma taxa, cujo valor varia de acordo com o tamanho da banca ou o tipo de produto comercializado.
A Prefeitura ressalta que o sucesso da implementação dessas normas depende da colaboração de todos, permitindo, assim, o diálogo constante e a fluidez nas atividades públicas e privadas.
Últimas notícias

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
