Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio de Psicologia Hospitalar em Arapiraca
Ao todo participaram do evento 150 pessoas, demonstrando o interesse do público pela temática e a confiança na proposta do simpósio

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) promoveu o I Simpósio de Psicologia Hospitalar, no auditório da Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca. Com o tema “Atuação em Psicologia Hospitalar: Desafios e Possibilidades na Ética do Cuidado”, o evento reuniu representantes de universidades, do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), profissionais e universitários para refletir sobre a atuação psicológica nos hospitais da II Macrorregião de Saúde de Alagoas.
O I Simpósio de Psicologia Hospitalar do HEA foi organizado pelo Serviço de Psicologia do HEA; contou com o apoio do (CRP-15), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Faculdade Cesmac do Agreste e da Uninassau Arapiraca, além de empresas privadas. Ao todo participaram do evento 150 pessoas, demonstrando o interesse do público pela temática e a confiança na proposta do simpósio. A programação foi dividida em duas mesas temáticas e uma palestra comemorativa.
A primeira mesa, mediada por Morgana Lúcio Santos de Magalhães Maturano, trouxe as exposições “Teoria e Prática da Psicologia da Saúde e Hospitalar: Desafios e Possibilidades de Intervenções”, com Fernanda Cristina Nunes Simião, e “O Papel do Psicólogo no Contexto Hospitalar Humanizado”, com Emylia Anna Ferreira Gomes.
A segunda mesa, mediada por Maria Carolina Simões Lessa Barros, apresentou os temas “Acolhimento e Intervenções Psicológicas no Hospital de Emergência do Agreste”, com Emanuela Barbosa Ferro Sales. O tema “A Ética do Cuidado e o Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência”, com Roberta Cavalcante da Silva.
Encerrando o evento, Liliana de Sena Lúcio e Morgana Maturano conduziram a palestra “63 anos de Regulamentação da Profissão de Psicólogo no Brasil: Avanços e Desafios”.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, acompanhou todo o evento e elogiou o empenho da comissão organizadora, composta por 19 integrantes, entre profissionais, residentes e estagiários. “O que vimos aqui foi um compromisso genuíno com a Psicologia e com o cuidado. Não foi apenas um evento, mas um movimento coletivo de valorização da escuta, da ética e do acolhimento”, afirmou.
O diretor-administrativo da unidade hospitalar, Paulo Roberto Pereira, também participou do I Simpósio de Psicologia Hospitalar do HEA e ressaltou que o evento consolida um trabalho sério que o equipamento de saúde vem desenvolvendo com foco no cuidado integral. “A Psicologia tem um papel essencial nesse processo, e é gratificante ver a mobilização de tantos profissionais e futuros profissionais em torno de um tema tão necessário”, afirmou.
Fortalecimento
Fernanda Cristina Nunes Simião, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e professora da Unidade Palmeira dos Índios da Ufal, destacou a importância do evento no fortalecimento da categoria no interior do Estado. “Conseguimos reunir instituições, estudantes e profissionais de diferentes setores e hospitais. Ainda temos muitos desafios, mas encontros como esse apontam caminhos para práticas mais humanizadas”, afirmou.
Representando o CRP-15, Liliana de Sena Lúcio ressaltou a relevância da pauta em tempos de desafios no setor público. “Vivemos um momento importante para a Psicologia Hospitalar. O simpósio possibilitou o debate técnico, ético e também o reconhecimento dos profissionais que atuam em um cenário tão desafiador. A Pandemia da Covid-19 revelou, de forma evidente, o quanto a sociedade precisa do nosso trabalho”, disse.
A residente Dayane Rívea, que atua no próprio hospital e integrou a comissão organizadora, avaliou a experiência como marcante para sua trajetória profissional. “Foi uma experiência excelente. Contribuir com os profissionais que nos orientam na prática diária e participar da construção de um simpósio desse porte foi algo que levarei para toda a vida”, afirmou.
Para o psicólogo Wagner de Souza Silva, coordenador do Serviço de Psicologia do HEA, o simpósio é reflexo de um trabalho que nasce no cotidiano da unidade e se transforma em construção coletiva. “A Psicologia no contexto hospitalar exige presença, escuta qualificada e decisões sensíveis. Esse simpósio nasceu da realidade que vivemos no plantão e se concretizou como espaço de troca e fortalecimento da nossa atuação”, declarou.
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
