Saúde

Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio de Psicologia Hospitalar em Arapiraca

Ao todo participaram do evento 150 pessoas, demonstrando o interesse do público pela temática e a confiança na proposta do simpósio

Por 7segundos com assessoria 05/08/2025 18h06
Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio de Psicologia Hospitalar em Arapiraca
Hospital de Emergência do Agreste - Foto: Reprodução

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) promoveu o I Simpósio de Psicologia Hospitalar, no auditório da Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca. Com o tema “Atuação em Psicologia Hospitalar: Desafios e Possibilidades na Ética do Cuidado”, o evento reuniu representantes de universidades, do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), profissionais e universitários para refletir sobre a atuação psicológica nos hospitais da II Macrorregião de Saúde de Alagoas.

O I Simpósio de Psicologia Hospitalar do HEA foi organizado pelo Serviço de Psicologia do HEA; contou com o apoio do (CRP-15), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Faculdade Cesmac do Agreste e da Uninassau Arapiraca, além de empresas privadas. Ao todo participaram do evento 150 pessoas, demonstrando o interesse do público pela temática e a confiança na proposta do simpósio. A programação foi dividida em duas mesas temáticas e uma palestra comemorativa.

A primeira mesa, mediada por Morgana Lúcio Santos de Magalhães Maturano, trouxe as exposições “Teoria e Prática da Psicologia da Saúde e Hospitalar: Desafios e Possibilidades de Intervenções”, com Fernanda Cristina Nunes Simião, e “O Papel do Psicólogo no Contexto Hospitalar Humanizado”, com Emylia Anna Ferreira Gomes.

A segunda mesa, mediada por Maria Carolina Simões Lessa Barros, apresentou os temas “Acolhimento e Intervenções Psicológicas no Hospital de Emergência do Agreste”, com Emanuela Barbosa Ferro Sales. O tema “A Ética do Cuidado e o Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência”, com Roberta Cavalcante da Silva.

Encerrando o evento, Liliana de Sena Lúcio e Morgana Maturano conduziram a palestra “63 anos de Regulamentação da Profissão de Psicólogo no Brasil: Avanços e Desafios”.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, acompanhou todo o evento e elogiou o empenho da comissão organizadora, composta por 19 integrantes, entre profissionais, residentes e estagiários. “O que vimos aqui foi um compromisso genuíno com a Psicologia e com o cuidado. Não foi apenas um evento, mas um movimento coletivo de valorização da escuta, da ética e do acolhimento”, afirmou.

O diretor-administrativo da unidade hospitalar, Paulo Roberto Pereira, também participou do I Simpósio de Psicologia Hospitalar do HEA e ressaltou que o evento consolida um trabalho sério que o equipamento de saúde vem desenvolvendo com foco no cuidado integral. “A Psicologia tem um papel essencial nesse processo, e é gratificante ver a mobilização de tantos profissionais e futuros profissionais em torno de um tema tão necessário”, afirmou.

Fortalecimento


Fernanda Cristina Nunes Simião, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e professora da Unidade Palmeira dos Índios da Ufal, destacou a importância do evento no fortalecimento da categoria no interior do Estado. “Conseguimos reunir instituições, estudantes e profissionais de diferentes setores e hospitais. Ainda temos muitos desafios, mas encontros como esse apontam caminhos para práticas mais humanizadas”, afirmou.

Representando o CRP-15, Liliana de Sena Lúcio ressaltou a relevância da pauta em tempos de desafios no setor público. “Vivemos um momento importante para a Psicologia Hospitalar. O simpósio possibilitou o debate técnico, ético e também o reconhecimento dos profissionais que atuam em um cenário tão desafiador. A Pandemia da Covid-19 revelou, de forma evidente, o quanto a sociedade precisa do nosso trabalho”, disse.

A residente Dayane Rívea, que atua no próprio hospital e integrou a comissão organizadora, avaliou a experiência como marcante para sua trajetória profissional. “Foi uma experiência excelente. Contribuir com os profissionais que nos orientam na prática diária e participar da construção de um simpósio desse porte foi algo que levarei para toda a vida”, afirmou.

Para o psicólogo Wagner de Souza Silva, coordenador do Serviço de Psicologia do HEA, o simpósio é reflexo de um trabalho que nasce no cotidiano da unidade e se transforma em construção coletiva. “A Psicologia no contexto hospitalar exige presença, escuta qualificada e decisões sensíveis. Esse simpósio nasceu da realidade que vivemos no plantão e se concretizou como espaço de troca e fortalecimento da nossa atuação”, declarou.