Após atuação da Defensoria, Justiça garante piso salarial a agente de endemias em Arapiraca
Sentença também prevê o pagamento retroativo das diferenças salariais desde maio de 2022, com correção monetária e juros

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) obteve, na última semana, uma decisão judicial que assegura o pagamento do piso salarial nacional a uma servidora do município de Arapiraca, ocupante do cargo de Agente de Combate às Endemias. A determinação obriga o município a cumprir a Lei Federal nº 13.708/2018 e a Emenda Constitucional nº 120/2022, que estabelecem o piso da categoria.
O caso envolve uma agente que, após anos de trabalho em campo, foi diagnosticada com câncer de pele decorrente da exposição solar. Por orientação da própria administração municipal, ela foi readaptada para funções administrativas compatíveis com sua condição de saúde. Apesar disso, o município negou o pagamento do piso salarial sob a alegação de que a servidora não exercia mais atividade externa.
Na ação, a defensora pública Bruna Cavalcante destacou que a legislação não limita o direito ao piso apenas aos profissionais em atividade típica. Ela reforçou que servidores em readaptação funcional têm garantidos a equivalência salarial e a irredutibilidade dos vencimentos. O Judiciário acolheu os argumentos e determinou o pagamento do piso, incluindo progressões funcionais, reflexos no 13º salário, férias e adicional de insalubridade.
A sentença também prevê o pagamento retroativo das diferenças salariais desde maio de 2022, com correção monetária e juros, além dos honorários de sucumbência fixados em 10% sobre o valor da condenação.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
