[Vídeo] Cooperativa do Agreste de AL participa de programa de capacitação em gestão da Ambev
Copag foi selecionada entre mais de 760 entidades em todo o Brasil; 80 foram habilitadas
A Copag (Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Agreste), fundada em 2018, sediada no município de Coité do Nóia, Agreste de Alagoas, foi habilitada na edição 2025 do Ambev VOA, programa pela Ambev (Companhia de Bebidas das Américas - empresa brasileira líder no mercado de bebidas).
O Ambev VOA é o programa de transformação social da Ambev criado e 2028 que busca o fortalecimento das organizações e negócios para promover uma gestão mais eficaz.
Desde a sua criação, cerca de 500 organizações já foram beneficiadas, com mais de 30 mil horas de mentorias voluntárias, impactando indiretamente mais de 10 milhões de pessoas.
Em 2025, o programa se expandiu para selecionar 80 organizações focadas na inclusão produtiva, com atenção especial para iniciativas das regiões Norte e Nordeste. E nesta edição, o programa conta com a parceria da Ago Social, considerada uma das maiores escolas de impacto social do país.
A Copag, do interior de Alagoas, se inscreveu no programa e foi uma das 80 entidades selecionadas para receber capacitação do Ambev VOA, processo que teve início agora no mês de julho e vai se estender até janeiro de 2026.

Criação de galinhas poedeiras é um dos pontos fortes da Copag. Foto: divulgação/Copag
Edna Pereira, diretora de Gestão da Copag, explica que se trata de uma oportunidade da entidade se preparar para aperfeiçoar a sua gestão.
“Foram 761 entidades inscritas e nós, fomos selecionados para receber esse treinamento e repassar os ensinamentos aos nossos cooperados”, explicou.

Edna Pereira, diretora de Gestão da Copag. Foto: divulgação/Copag
Os encontros são virtuais e também presenciais e visam dotar os gestores de uma visão mais abrangente sobre mercado e outros temas relacionados ao cooperativismo.
O presidente da Copag, Thiago da Brita, explicou que um dos pontos fortes da Copag atualmente é o mercado de ovos de galinha caipira, atividade que não requer custos elevados e pode contribuir para aumentar a renda dos cooperados, oriundos da agricultura familiar.
“A gente trabalha para dotar nossos cooperados de condições para produzir e vender seus produtos, conquistando mercado aqui e em outras regiões e a participação nesse programa da Ambev surge como uma prova de que estamos no caminho certo e prontos a obter mais conhecimento sobre os aspectos do mercado,como gestão, preço, custos de produção, venda, enfim, fatores que o cooperado precisa entender para conseguir obter cada mais espaço no mercado”, explicou.

Produção de ovos de galinha caipira na Copag. Foto: divulgação/Copag
O programa Ambev Voa proporciona aos participantes, acesso a uma trilha formativa estruturada, mentorias estratégicas, encontros presenciais regionais e projetos práticos, conectando-se a uma rede de especialistas.
Em entrevista ao 7Segundos, o presidente da Copag, Thiago da Brita, e diretora de Gestão da cooperativa, Edna Pereira, deram mais detalhes sobre os benefícios que o programa Ambev VOA deve proporcionar.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
