Alfredo Gaspar transforma experiência na segurança pública em projetos de lei
Antes de ser secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar foi promotor de Justiça

As redes sociais do deputado federal Alfredo Gaspar trouxeram uma lembrança importante para muitos alagoanos: o tempo em que ele atuou como secretário de Segurança e conseguiu a maior redução da violência já registrada em Alagoas. Através do relato da Dona Luiza, é possível relembrar a confiança da população em sua atuação.
“O medo tomou conta da família quando criminosos desceram de um carro vermelho e invadiram a casa. Eles já foram empurrando a porta. Tudo que tinha aqui, eles levaram. Foi quando chamaram a polícia, e o deputado Alfredo, que era secretário, chegou com os policiais. Foi uma pessoa mandada por Deus, aquele homem, viu? Só queria agradecer pelo que ele fez, a atenção que ele deu à gente naquele momento de medo”, relembrou dona Luiza, vítima de assalto e invasão de domicílio em Maceió.
Antes de ser secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar foi promotor de Justiça, por duas vezes procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas, e também foi presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), o que gerou uma grande experiência que marcou sua trajetória e moldou sua visão sobre a importância da lei na proteção da sociedade. Hoje, como deputado federal, ele leva para o Congresso Nacional a vivência adquirida em campo, convertendo-a em propostas que reforçam a segurança pública e a defesa do cidadão.
“Enquanto fui secretário de Segurança Pública de Alagoas, vivi muitas histórias: histórias de dor, superação e esperança. Só quem esteve na batalha sabe o que é devolver a paz e a segurança ao cidadão. Agora, como deputado federal, uso essa experiência para propor e defender a criação de leis mais duras contra a criminalidade”, afirmou.
Essa experiência no Parlamento já culminou em projetos importantes aprovados na Câmara dos Deputados. Entre as iniciativas já votadas no plenário da Casa, estão a Lei Antimáfia, que mira diretamente o poder financeiro das organizações criminosas e busca desarticular facções que se infiltram em diversas áreas do país; o projeto que prevê o aumento da pena para o crime de roubo, uma das modalidades que mais afeta o cotidiano da população; e a proposta de elevar as punições para crimes hediondos, reforçando a resposta do Estado diante de práticas de maior gravidade.
Na área de proteção às mulheres e crianças, Alfredo Gaspar defende a castração química para condenados por crimes sexuais, como medida preventiva contra a reincidência. O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e deve ser analisado em breve no plenário da Casa. Outro projeto de lei em que Alfredo Gaspar apresentou é o PL 821/2023, que propõe a prisão preventiva para homens que ameaçarem mulheres no contexto de violência doméstica e familiar, com o objetivo de intervir cedo e evitar que essas ameaças se transformem em crimes mais graves, como o feminicídio.
Outro tema que recebeu atenção especial de Alfredo Gaspar é a violência nas escolas, com projetos voltados a ampliar a responsabilidade do poder público, fortalecer protocolos de segurança e punir com maior rigor ataques em ambiente escolar, assegurando que estudantes e professores tenham o direito de conviver em espaços de aprendizagem livres do medo.
Últimas notícias

Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca

Governo do Estado vai instalar seu primeiro Restaurante Popular em Arapiraca

Espetáculo de coral como inclusão social acontece neste final de semana em Viçosa, Paripueira e Arapiraca

Hytalo Santos foi agredido por traficantes do CV, revelou Diaba Loira em vídeo

Suspeito de assaltar ótica no Centro de Arapiraca é identificado

Teca Nelma defende atualização de Plano Diretor e reforça combate à violência contra a mulher
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
