No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana
A Ciclovia do Trabalhador, que transformou a realidade da linha férrea do município, segue em fase de expansão
Em Arapiraca, o Dia do Ciclista é comemorado com a expansão de mobilidade urbana com ciclofaixas por toda a cidade, garantindo segurança e qualidade de vida para toda a população.
A Ciclovia do Trabalhador, que transformou a realidade da linha férrea do município, está em fase de expansão, com seis etapas concluídas e mais de três quilômetros entregues a população, o projeto corresponde a toda área urbana da linha férrea, totalizando 8,56 km e conectando mais de 10 bairros de Arapiraca.
Na última sexta-feira (15), o prefeito Luciano Barbosa entregou o trecho no bairro Primavera e relembrou o início do projeto que tem impactado positivamente a vida dos arapiraquenses.
“Essa linha férrea foi um sonho que foi sonhado há muito tempo e quando a gente começou as pessoas não acreditavam que o projeto ia atravessar Arapiraca de ponta a ponta, que em Arapiraca a gente ia poder atravessar um bairro de bicicleta e que era possível dar a Arapiraca uma mobilidade que ela ainda não tinha. É um projeto feito com muito amor que transformou a vida de quem vive na região”, destacou.

A obra é reconhecida pela população que tem uma alternativa de deslocamento segura, para a prática esportiva e lazer das famílias. Além disso, em 2024 a Ciclovia do Trabalhador foi reconhecida internacionalmente como um projeto de impacto na qualidade de vida através da mobilidade urbana. A prefeitura de Arapiraca conquistou o primeiro lugar no Prêmio Smart City Expo Curitiba, na categoria Urban Mobility.
Além da Ciclovia do Trabalhador, Arapiraca conta com ciclofaixas em outros pontos estratégicos da cidade, como a Área Verde, Bosque das Arapiracas e o Lago da Perucaba, totalizando mais de 10 kms de ciclovia entregues a população.
A prefeitura de Arapiraca tem incluído ciclovias em todos os seus projetos de revitalização e mobilidade urbana, como a revitalização da Marginal do Riacho Piauí, que terá no seu entorno uma ciclovia de 6 km para a população, e também do Parque Ceci Cunha que conta com a ciclovia no projeto que está em estado avançado para ser entregue à população.
“Essa tem sido uma prioridade da gestão do prefeito Luciano Barbosa, obras que tenham impacto positivo para a população e que tragam qualidade de vida. As ciclovias são fundamentais para garantir o espaço seguro para os ciclistas, com isso oportunizando outras alternativas de locomoção que contribuem com o meio ambiente e com o trânsito da nossa cidade, além de dar um equipamento para o lazer e prática de esportes para as famílias”, ressaltou a superintendente da SMTT Katiane Duarte.

Marginal do Riacho Piauí terá ciclovia. Foto: Ascom/Arapiraca
Últimas notícias
Saiba como funcionou o vazamento de dados de ministros do STF e como a PF chegou aos suspeitos
Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Serviço em Maceió oferece proteção e novo começo para vítimas de violência doméstica
Maceió abraça o mundo: em Londres, JHC e Marina Candia recebem estudantes da rede municipal para intercâmbio histórico
[Vídeo] Tartaruga desova na praia de Jatiúca e se assusta com aproximação de banhistas
Caso Master: BC decreta liquidação do Banco Pleno e Pleno DTVM
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
