No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana
A Ciclovia do Trabalhador, que transformou a realidade da linha férrea do município, segue em fase de expansão
Em Arapiraca, o Dia do Ciclista é comemorado com a expansão de mobilidade urbana com ciclofaixas por toda a cidade, garantindo segurança e qualidade de vida para toda a população.
A Ciclovia do Trabalhador, que transformou a realidade da linha férrea do município, está em fase de expansão, com seis etapas concluídas e mais de três quilômetros entregues a população, o projeto corresponde a toda área urbana da linha férrea, totalizando 8,56 km e conectando mais de 10 bairros de Arapiraca.
Na última sexta-feira (15), o prefeito Luciano Barbosa entregou o trecho no bairro Primavera e relembrou o início do projeto que tem impactado positivamente a vida dos arapiraquenses.
“Essa linha férrea foi um sonho que foi sonhado há muito tempo e quando a gente começou as pessoas não acreditavam que o projeto ia atravessar Arapiraca de ponta a ponta, que em Arapiraca a gente ia poder atravessar um bairro de bicicleta e que era possível dar a Arapiraca uma mobilidade que ela ainda não tinha. É um projeto feito com muito amor que transformou a vida de quem vive na região”, destacou.

A obra é reconhecida pela população que tem uma alternativa de deslocamento segura, para a prática esportiva e lazer das famílias. Além disso, em 2024 a Ciclovia do Trabalhador foi reconhecida internacionalmente como um projeto de impacto na qualidade de vida através da mobilidade urbana. A prefeitura de Arapiraca conquistou o primeiro lugar no Prêmio Smart City Expo Curitiba, na categoria Urban Mobility.
Além da Ciclovia do Trabalhador, Arapiraca conta com ciclofaixas em outros pontos estratégicos da cidade, como a Área Verde, Bosque das Arapiracas e o Lago da Perucaba, totalizando mais de 10 kms de ciclovia entregues a população.
A prefeitura de Arapiraca tem incluído ciclovias em todos os seus projetos de revitalização e mobilidade urbana, como a revitalização da Marginal do Riacho Piauí, que terá no seu entorno uma ciclovia de 6 km para a população, e também do Parque Ceci Cunha que conta com a ciclovia no projeto que está em estado avançado para ser entregue à população.
“Essa tem sido uma prioridade da gestão do prefeito Luciano Barbosa, obras que tenham impacto positivo para a população e que tragam qualidade de vida. As ciclovias são fundamentais para garantir o espaço seguro para os ciclistas, com isso oportunizando outras alternativas de locomoção que contribuem com o meio ambiente e com o trânsito da nossa cidade, além de dar um equipamento para o lazer e prática de esportes para as famílias”, ressaltou a superintendente da SMTT Katiane Duarte.

Marginal do Riacho Piauí terá ciclovia. Foto: Ascom/Arapiraca
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
