Estudantes da EJA de Penedo aprendem a fazer sabão ecológico

Estudantes do período noturno da Escola Municipal Professor Wilton Lucena, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (21).
Dentro do programa de ensino desenvolvido no governo Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro, com foco na erradicação do analfabetismo em Penedo entre pessoas maiores de 18 anos, aliando a instrução formal com incentivo ao empreendedorismo e à educação ambiental, alunos e alunas da EJA participaram da produção artesanal de sabão, a partir da reutilização de óleo de cozinha.
A aula com didática simples e contato direto na produção foi apresentada para mais de 50 jovens e adultos de cinco turmas de diferentes ciclos da EJA, atividade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) coordenada por Kamyly Tereza, gerente de Educação Ambiental; Ana Licya, assessora técnica; e Laiane Vieira, estagiária do Ifal Penedo.
“A oficina de sabão ecológico é uma atividade que realizamos para alunos da EJA com objetivo de conscientizar sobre a importância de não descartar o óleo de cozinha usado em casa, mas sim reaproveitá-lo, transformando-o em algo útil e até mesmo em uma possível fonte de renda. O público é pensado justamente para adultos, pois são eles que fazem o uso diário. Utilizamos materiais de fácil acesso, muitos deles encontrados em casa, principalmente entre os produtos de limpeza”, explica Kamyly Tereza.
Durante a oficina, utilizando máscaras e luvas (EPIs), os alunos participaram da produção e acompanharam o passo a passo para preparar o sabão ecológico, desde a separação dos ingredientes até o resultado final. Ao término da aula, cada participante levou para casa uma barra do sabão, podendo comprovar a eficácia do que produziram em sala de aula.
“Além de oferecer uma alternativa de geração de renda, a oficina também cumpre um papel essencial de cuidado com o meio ambiente, já que o reaproveitamento do óleo evita a contaminação da água e do solo. Assim, a atividade se torna não apenas educativa, mas também transformadora, pois une conscientização ambiental, autonomia e sustentabilidade”, acrescenta a gerente de Educação Ambiental.
No início da aula, ‘a professora Kamyly’ perguntou quem gostaria de participar da produção, com a mão na massa. A aluna Maria Luzia dos Santos, com bastante disposição, levantou logo as duas e participou até o final da atividade. Ela contou sua experiência:
“Foi fácil aprender e fazer direitinho. Vou usar em casa e não vou mais jogar óleo na rua e nem no ralo. A gente tem que fazer o sabão ecológico porque é uma coisa muito boa, protege nossos rios. Além de cuidar do meio ambiente, ainda dá para ganhar um dinheirinho entre amigos e vizinhos. Foi tudo maravilhoso”, encerrou.
A aula temática de Educação Ambiental seguirá para outras unidades de ensino, em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Educação que também realiza contempla a criançada, com o Projeto Semeando o Amanhã.
Próximas aulas:
– Setembro – 25/09: Escola Municipal Cândido Toledo;
– Outubro – 16/10: Escola Municipal Santa Cândida;
– Novembro – 27/11: Escola Municipal Paulo VI.
Últimas notícias

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores em União dos Palmares

Polícia prende dois acusados de estupro de vulnerável no interior de Alagoas

Colisão entre carro e moto deixa feridos em Maragogi

Homem é achado morto no banheiro de sua própria casa em Arapiraca

Família toma susto com máquina de lavar que pegou fogo em residência na cidade de Penedo

Alagoas propõe nova política de educação profissional e prioriza alunos da rede pública
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
