Brasília, SP e RJ: manifestações marcam o 7 de Setembro
Anistia e pedidos de soberania se contrapoem nos protestos
Manifestantes de esquerda e de direita participam de protestos por todo o país durante os eventos de 7 de Setembro. Em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, as pautas levantadas giram em torno da soberania no Brasil perante ações dos Estados Unidos contra o país; da pauta da anistia tanto para Jair Bolsonaro (PL), quanto para os condenados pelo 8 de Janeiro; e ainda traz críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros, com ênfase maior contra Alexandre de Moraes.
Em Brasília, a reunião da direita pede liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a anistia ampla e impeachment do ministro Alexandre de Moares. Contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parte de simpatizantes da direita foi às ruas no Distrito Federal neste 7 de Setembro, data do 203º aniversário da Independência do Brasil. A Polícia Militar do DF (PMDF) não divulga estimativa de público, mas os organizadores do evento disseram que cerca de 30 mil pessoas estiveram no gramado da Funarte, perto da Torre de TV.
Pela esquerda, em menor número, manifestantes se reuniram, na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic, para participar do Grito dos Excluídos. O protesto defende a soberania do país e rejeita a anistia aos acusados de envolvimento com a trama golpista.
São Paulo
Com bonecos infláveis do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vestido de presidiário e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associado ao escândalo sexual do financista americano Jeffrey Epstein, manifestantes de esquerda se concentram na Praça da República, no centro de São Paulo, para o ato organizado por centrais sindicais, frentes populares e partidos políticos.
Os manifestantes misturam bandeiras vermelhas com bandeiras nacionais, criticam o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, defendido pelos bolsonaristas, e atacam a tentativa de interferência do governo Trump no julgamento do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado no STF. “O Brasil é dos brasileiros”, diz uma das faixas na manifestação, convocada “em defesa da soberania nacional”.
Por outro lado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), participaram do desfile cívico militar de 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade.
Últimas notícias
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Criminosos invadem Lojas Americanas e furtam cofre em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
