Santana do Ipanema lança Programa Municipal de Castração de Cães
A iniciativa terá execução semanal, todas as sextas-feiras, sob a responsabilidade do médico veterinário Dr. Ivan França.
A Prefeitura de Santana do Ipanema lançou na sexta-feira (19), na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Programa Municipal de Castração de Cães, uma política pública contínua que visa garantir o bem-estar animal, proteger a saúde dos santanenses e promover o controle populacional dos cães no município. A iniciativa terá execução semanal, todas as sextas-feiras, sob a responsabilidade do médico veterinário Dr. Ivan França.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fabiana Xavier, o programa foi planejado para atender inicialmente os cães em situação de rua, buscando reduzir a superpopulação e as consequências ligadas ao abandono, como a disseminação de doenças. Em seguida, a ação será ampliada para alcançar também animais domesticados e semi-domesticados.
O programa cumpre todas as normas técnicas e de segurança. Os animais são recolhidos com antecedência de um dia, passam por exames e testes de detecção de leishmaniose, recebem anestesia adequada para o procedimento e, após a cirurgia, permanecem em observação no pós-operatório, com toda a medicação necessária para garantir uma boa recuperação. Além disso, todos os cães atendidos são chipados para facilitar a identificação e o acompanhamento.
“O programa leva em consideração princípios técnicos operatórios, com anestesias seguras e todo o suporte no pós-operatório para que os animais tenham uma recuperação tranquila”, destacou o Dr. Ivan.
O Programa Municipal de Castração de Cães é pioneiro na região por não se tratar de uma ação pontual, mas sim de uma medida permanente que seguirá em funcionamento até atender toda a demanda local.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
