1ª Corrida da Inclusão: prefeitura realiza ação esportiva para pessoas com deficiência em Girau do Ponciano
Evento ocorreu no último domingo (21)
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último domingo (21), a Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a 1ª Corrida da Inclusão. O momento garantiu esporte, lazer, conscientização e evidenciou de perto a superação de crianças, jovens e adultos com deficiência do município. O projeto teve total apoio dos gestores Bebeto Barros e Osvaldo Alexandre, comprometidos com a inclusão e tornando a região uma referência no combate ao capacitismo.
Os participantes mirins acordaram cedo com muita alegria e disposição para vencer obstáculos e barreiras sociais. Para incentivar os corredores, a prefeitura distribuiu medalhas, lanches, ofertou um espaço amplo e promoveu informação sobre os debates atuais relacionados à conquista de direitos das pessoas com deficiência (PcDs) e autistas.


Apesar de o evento ser voltado principalmente para a população girauense, a divulgação alcançou cidades vizinhas e atraiu crianças de todas as idades. Foram pelo menos dois dias de inscrições e cerca de 400 participantes estiveram presentes, resultado que surpreendeu a coordenadora do CER, Edyane Damilla.
“O evento foi aberto a todos os públicos e a proposta foi unir jovens, adultos e pessoas com e sem deficiência em um mesmo espaço. Inicialmente, o momento estava sendo pensado apenas para a comunidade local, mas ficamos felizes em ver esportistas e moradores de cidades vizinhas abraçarem a causa. Esse primeiro ano de corrida reforça o compromisso do município com a luta pela inclusão e mostra que pessoas com deficiência são capazes e merecem ter espaço para viver com dignidade social”, destacou a coordenadora.
De acordo com o prefeito Bebeto Barros, a Corrida da Inclusão trouxe visibilidade para a causa e reforça o dever da gestão em buscar acessibilidade, igualdade e respeito às diferenças. Além da campanha alusiva, o evento promoveu saúde, esporte, integração social e fortaleceu os laços entre todos os participantes.
A concentração ocorreu na entrada da cidade e contou com um percurso de 300 metros para as crianças. Já os demais corredores percorreram um trajeto de 4,4 km, destinado aos que têm mais experiência na modalidade.
“A prefeitura está presente em todas as iniciativas de inclusão, o que projeta Girau como referência na luta contra o capacitismo. As pessoas com deficiência precisam e devem ser inseridas e viver como qualquer outro cidadão. Nossa gestão segue firme na busca por saúde, lazer e proteção de forma geral. O evento enfatiza essa preocupação e garante que todos — crianças, jovens, adultos, com ou sem deficiência — tenham acesso à diversão e percebam a importância de interagir sem preconceitos”, afirmou o prefeito Bebeto Barros.
O evento também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jarbinhas Barros, que apresentou o projeto “Mães Atípicas Empreendedoras”, iniciativa que celebra conquistas e valoriza a criatividade, a cultura e a harmonia em conjunto com o programa Tecer Laços.

Veja também
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
