Após 13 anos, Prefeitura de Piranhas pode ser obrigada a fazer concurso para educadores
Segundo denúncia do Sinteal, o Município realizou o último certame em 2012
A Prefeitura de Piranhas, no Sertão de Alagoas, pode ser condenada pela Justiça a realizar um concurso público para a área da Educação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), o Município não realiza certame desde 2012.
O sindicato apresentou um relatório ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) apontando irregularidades na Educação do Município e ainda alertou o órgão sobre uma possível “relação de apadrinhamento político eleitoreiro em detrimento das finalidades bem delimitadas para a educação pública”.
Segundo o Sinteal, Piranhas possui 460 profissionais da educação concursados e 463 contratados. Estes últimos, segundo o sindicato, estão ocupando cargos públicos na condição de "excepcionalidade" por anos a fio, sem que haja lei autorizadora específica, contrato, ou mesmo a mínima transparência acerca de remunerações e jornada de trabalho.
O Ministério Público instaurou um Procedimento Administrativo, a fim de fiscalizar e acompanhar o cumprimento do Direito à Educação, com foco especial da realização de concurso público e processo seletivo para a contratação de servidores da área da educação.
Em despacho publicado no Diário Oficial do órgão desta sexta-feira (26), o MP pede que o prefeito Tiago Freitas (MDB), esclareça sobre a data da realização do último concurso público para contratação dos funcionários atuantes na área da educação e se há previsão para um novo concurso voltado para a área em questão.
O portal 7Segundos entrou em contato com a Prefeitura de Piranhas para obter esclarecimentos sobre a situação dos profissionais de educação do município, mas não obteve resposta.
O Município, por meio de nota, disse que vai esperar a notificação do Ministério Público para poder se pronunciar sobre o tema. Confira abaixo a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Piranhas esclarece que, por se tratar de um procedimento instaurado pelo Ministério Público, aguardará a notificação formal para tomar conhecimento detalhado do objeto da apuração. Somente após essa notificação será possível prestar esclarecimentos completos e precisos sobre os pontos levantados, a quem de direito.
A administração municipal reitera seu compromisso com a transparência, destacando que todas as informações referentes à gestão estão disponíveis no Portal da Transparência, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI)".
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
