Educação

[Vídeo] Feira do Desapego ensina educação financeira e sustentabilidade para alunos do Santa Esmeralda

Alunos do 1º ao 5º ano do Colégio Santo Esmeralda vivenciam na prática conceitos de consumo consciente, reaproveitamento e empreendedorismo

Por 7Segundos 27/09/2025 12h12
[Vídeo] Feira do Desapego ensina educação financeira e sustentabilidade para alunos do Santa Esmeralda
Feira do Desapego do Colégio Santa Esmeralda - Foto: Reprodução/Vídeo

Todos os anos, o Colégio Santa Esmeralda, localizado em Arapiraca, promove um projeto inspirador que une educação financeira, sustentabilidade e empreendedorismo: a Feira do Desapego. Voltado para alunos do 1º ao 5º ano, o evento busca desenvolver, desde cedo, uma consciência crítica sobre o consumo, além de estimular habilidades de negociação e reaproveitamento de itens.

Nesta sexta-feira (26), a equipe do 7Segundos esteve presente no evento para acompanhar de perto como funciona essa iniciativa, que transforma o aprendizado em uma vivência prática e divertida.

A coordenadora dos anos iniciais do Colégio Santa Esmeralda, Juliana Guerra, explicou que a feira é o ponto alto de um trabalho que acontece ao longo de todo o ano. "Desde o início do ano, a gente vem trabalhando com os alunos a importância da compra consciente, de economizar, de poupar. Hoje eles trouxeram produtos para desapegar, vendem para os colegas, compram também, mas o objetivo principal é entender o valor do dinheiro e aprender a guardar", disse.

Durante o evento, os próprios alunos montam suas “lojinhas”, oferecem produtos usados em bom estado — como brinquedos, livros e roupas — e aprendem na prática a lidar com conceitos como precificação, desconto e troco.

A aluna Maria Vitória, do 5º ano A, explicou como a feira a fez enxergar o valor das coisas que já não usava mais. "É uma forma da gente trabalhar a educação financeira, desapegando de itens que não usamos ou não gostamos. Já vendi várias coisas! Se não tá vendendo, a gente dá desconto pra conseguir vender", disse.

Para Mariana, também do 5º ano A, a experiência foi transformadora. “Eu aprendi que a gente pode empreender com coisas que tem em casa e não usa mais. Consegui mais de R$100 vendendo três itens. Isso é importante porque, às vezes, a gente pede dinheiro pros pais, mas aqui a gente aprende a conquistar o nosso”, afirmou.

Além de estimular o empreendedorismo, a feira também ensina valores essenciais como sustentabilidade e reaproveitamento. "A gente reutiliza coisas que não usamos mais. Aprendemos a economizar e gastar de forma consciente", contou Estela, aluna do 5º ano A.