Servidoras da Prefeitura de Penedo são capacitadas pela Rede de Atenção às Violências
Além da estrutura já existente, a UPA de Penedo ganhou a Sala Lilás e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) passou a contar com a Sala do Batom.
Em agosto, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Penedo firmou compromisso com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL) para ampliar a rede de acolhimento às vítimas.
Além da estrutura já existente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo ganhou a Sala Lilás e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) passou a contar com a Sala do Batom.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) também previa a capacitação da equipe da UPA para emissão do laudo de exame de corpo de delito, processo iniciado nesta terça-feira (29).
A iniciativa de fortalecimento da Rede de Atenção às Violências (RAV) envolve as Secretarias Municipais da Mulher e de Saúde na qualificação do serviço especializado em atendimento humanizado e assistência às vítimas de violência.
Médicas plantonistas na UPA de Penedo, assim que estiverem certificados, poderão emitir o laudo e também atuar como multiplicadores, capacitando suas próprias equipes.
“Este momento é muito especial para todas nós. Esta qualificação marca um passo fundamental para a efetivação do TAC e avançamos para a concretização de um serviço essencial, a realização do exame de corpo de delito em Penedo. Trata-se de uma medida estratégica para fortalecer a rede de proteção à mulher, garantindo um atendimento mais fácil, ágil e eficiente, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios. É um avanço concreto na estruturação dos serviços que asseguram direitos e ampliam a rede de cuidados das mulheres. Estou muito feliz, enquanto secretária da Mulher, por fazer parte dessa nova história”, explicou a secretária municipal da Mulher (SEMU), Mariana Barbosa.
O TAC prevê que o exame de corpo de delito passe a ser realizado em Penedo, como frisou a secretária. Com isso, as vítimas não precisarão mais se deslocar até Arapiraca, evitando os impactos emocionais e os transtornos de uma viagem para uma pessoa já fragilizada pela violência. Além, dos custos do translado. A exame é primordial para ajudar na comprovação da materialidade dos crimes de violência contra a mulher.
A médica da UPA, Ayara Lima, também participou da capacitação.
“Participamos hoje de uma formação voltada tanto para o acolhimento quanto para a emissão de laudos de corpo de delito de pacientes vítimas de violência aqui no município. Essa iniciativa é um grande avanço para Penedo, porque as mulheres não precisarão se deslocar para municípios vizinhos, diante de tudo que já passaram. A gestão, sempre preocupada com o cuidado à mulher e com o bem-estar dos cidadãos, está aprimorando a equipe médica para a realização desse procedimento. Essa iniciativa é de extrema importância para as vítimas, pois significa acolhimento e respeito”, enfatizou Ayara Lima.
O exame será realizado na UPA de Penedo e as equipes médicas estão passando por qualificações promovidas pela Rede de Atenção às Violências (RAV). Em breve, o laudo passará a ser emitido diretamente no município.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
