Baixo São Francisco

Servidoras da Prefeitura de Penedo são capacitadas pela Rede de Atenção às Violências

Além da estrutura já existente, a UPA de Penedo ganhou a Sala Lilás e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) passou a contar com a Sala do Batom.

Por 7segundos com assessoria 30/09/2025 13h01
Servidoras da Prefeitura de Penedo são capacitadas pela Rede de Atenção às Violências
Servidoras de Penedo recebendo capacitação - Foto: Ascom

Em agosto, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Penedo firmou compromisso com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL) para ampliar a rede de acolhimento às vítimas.

Além da estrutura já existente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo ganhou a Sala Lilás e o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) passou a contar com a Sala do Batom.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) também previa a capacitação da equipe da UPA para emissão do laudo de exame de corpo de delito, processo iniciado nesta terça-feira (29).

A iniciativa de fortalecimento da Rede de Atenção às Violências (RAV) envolve as Secretarias Municipais da Mulher e de Saúde na qualificação do serviço especializado em atendimento humanizado e assistência às vítimas de violência.

Médicas plantonistas na UPA de Penedo, assim que estiverem certificados, poderão emitir o laudo e também atuar como multiplicadores, capacitando suas próprias equipes.

“Este momento é muito especial para todas nós. Esta qualificação marca um passo fundamental para a efetivação do TAC e avançamos para a concretização de um serviço essencial, a realização do exame de corpo de delito em Penedo. Trata-se de uma medida estratégica para fortalecer a rede de proteção à mulher, garantindo um atendimento mais fácil, ágil e eficiente, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios. É um avanço concreto na estruturação dos serviços que asseguram direitos e ampliam a rede de cuidados das mulheres. Estou muito feliz, enquanto secretária da Mulher, por fazer parte dessa nova história”, explicou a secretária municipal da Mulher (SEMU), Mariana Barbosa.

O TAC prevê que o exame de corpo de delito passe a ser realizado em Penedo, como frisou a secretária. Com isso, as vítimas não precisarão mais se deslocar até Arapiraca, evitando os impactos emocionais e os transtornos de uma viagem para uma pessoa já fragilizada pela violência. Além, dos custos do translado. A exame é primordial para ajudar na comprovação da materialidade dos crimes de violência contra a mulher.

A médica da UPA, Ayara Lima, também participou da capacitação.

“Participamos hoje de uma formação voltada tanto para o acolhimento quanto para a emissão de laudos de corpo de delito de pacientes vítimas de violência aqui no município. Essa iniciativa é um grande avanço para Penedo, porque as mulheres não precisarão se deslocar para municípios vizinhos, diante de tudo que já passaram. A gestão, sempre preocupada com o cuidado à mulher e com o bem-estar dos cidadãos, está aprimorando a equipe médica para a realização desse procedimento. Essa iniciativa é de extrema importância para as vítimas, pois significa acolhimento e respeito”, enfatizou Ayara Lima.

O exame será realizado na UPA de Penedo e as equipes médicas estão passando por qualificações promovidas pela Rede de Atenção às Violências (RAV). Em breve, o laudo passará a ser emitido diretamente no município.