Pedras de gelo do tamanho de ovos atingem o Paraná durante queda de granizo
Imagens feitas por moradores mostram a intensidade do fenômeno.
Pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha atingiram o Paraná durante as quedas de granizo registradas entre a noite desta segunda (29) e a madrugada desta terça-feira (30).
Imagens feitas por moradores de Inácio Martins e Guarapuava, na região central do estado, mostram o tamanho e a intensidade do fenômeno.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade se deve à formação de um "cavado meteorológico" - ou seja, uma série de correntes de vento no céu que atuam como um sistema alongado de baixa pressão e ajudam a formar as nuvens de tempestade.
Por isso, a expectativa é que novas chuvas sejam registradas de forma localizada, em parte do estado, até o final da semana.
"Durante a madrugada desta terça, foram registradas chuvas intensas acompanhadas de elevada incidência de descargas elétricas, com maior concentração nas regiões dos Campos Gerais, centro-sul e leste do estado. Na porção oeste, a instabilidade perdeu força, mas a elevada temperatura e disponibilidade de umidade resultou em pancadas de chuva isoladas e de menor intensidade", explica a meteorologista Bianca Pinheiro de Angelo.
A equipe do Simepar também ressalta que se espera uma nova sequência de chuvas significativas a partir da tarde desta terça (30). Elas devem iniciar no centro-sul, oeste e sudoeste do estado, e se deslocarem em direção ao noroeste e leste do Paraná.
"Além disso, há risco de tempestades localizadas (chuva intensa, alta incidência de raios e fortes rajadas de vento associadas), principalmente na metade sul", complementa o órgão.
Apesar das chuvas, as temperaturas máximas devem continuar elevadas em todas as regiões nesta terça - e, juntamente com a maior oferta de umidade, devem ocasionar sensação de abafamento. Em municípios da faixa norte, os termômetros poderão registrar valores superiores aos 35 °C, exemplificam os meteorologistas.
"No decorrer da quarta-feira (1), são esperadas chuvas irregulares sobre o Paraná. [...] Especialmente na metade leste do estado permanece o risco para o desenvolvimento de temporais localizados, com potencial para eventos intensos em pontos isolados. As temperaturas máximas tendem a se manter amenas na maior parte do estado, com exceção da faixa norte, onde os valores ainda poderão ultrapassar os 30 °C", destaca o Simepar.
A previsão do órgão é que as chuvas devem continuar a ser registradas no estado entre quinta (2) e sábado (4), especialmente na metade sul do estado.
Estragos
Um temporal com ventos de até 68 km/h atingiu o sudoeste do Paraná entre o fim da tarde e o início da noite de segunda-feira (29), segundo o Simepar.
De acordo com a Defesa Civil, Francisco Beltrão foi uma das cidades mais afetadas. Por lá, cerca de 15 casas e comércios foram destelhados e, na área rural, a estrutura de uma comunidade terapêutica também foi destelhada pela força dos ventos.
Em Realeza houve queda de granizo, mas sem danos. Em Palmas, dez casas foram destelhadas. Em Dois Vizinhos, a forte chuva provocou enxurradas em alguns pontos, segundo a Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.
A Copel informou que equipes de manutenção seguem em campo nesta terça-feira (30) para restabelecer o fornecimento de energia nas regiões sudoeste, oeste e centro-sul.
Na microrregião de Francisco Beltrão, foram registradas 235 ocorrências relacionadas à rede elétrica. Em municípios próximos a Pato Branco, houve mais 123 chamados em atendimento.
Últimas notícias
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
