[Vídeo] Polícia prende jovem em Girau do Ponciano por armazenar conteúdo de abuso infantil
A ação fez parte da Operação Pharos 2, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) prendeu um jovem de 21 anos na manhã desta sexta-feira (10) durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na zona rural de Girau do Ponciano, no Agreste do estado.
As investigações começaram após a análise de um dispositivo eletrônico apreendido com um suspeito no Paraná, que comercializava imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil. A partir desse material, foram identificados outros investigados em diversos estados brasileiros, incluindo Alagoas.
A ação foi conduzida pela Seção de Crimes Cibernéticos da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), sob coordenação do delegado João Marcello, com apoio da Polícia Científica de Alagoas e do 56º Distrito Policial (56º DP) do município. Também integrou a Operação Pharos 2, coordenada nacionalmente pela Delegacia de Palmas/PR e voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
Durante a diligência no estado, a Polícia Científica constatou que o suspeito armazenava, em seu smartphone, diversos arquivos contendo material de abuso sexual infantil. Diante das evidências, ele foi preso em flagrante e conduzido à sede da DRACCO, em Maceió, onde o procedimento policial foi lavrado. “Essa prisão mostra que o combate aos crimes contra crianças e adolescentes no ambiente digital é uma prioridade”, ressaltou o delegado João Marcello.
A ação contou ainda com o apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da colaboração internacional da Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos.
Operação Pharos
“Pharos” é uma palavra de origem grega, que também nomeava uma ilha no delta do rio Nilo, onde foi construído o Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do mundo antigo, simbolizando, portanto, luz na escuridão e proteção. A depender do caso, as pessoas envolvidas podem responder pelos crimes de armazenamento, transmissão ou divulgação de cenas de pornografia infantil.
Veja aqui o vídeo da prisão:
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
