[Vídeo] Veja detalhes da operação que interditou cinco farmácias em Arapiraca
Ação aconteceu no último dia 16 de outubro
Cinco farmácias foram interditadas durante uma operação de fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária Municipal de Arapiraca, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e o Procon. A ação aconteceu no último dia 16 de outubro e teve como objetivo verificar a regularidade dos estabelecimentos e garantir a segurança dos consumidores.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Daniel Bezerra, dez farmácias foram visitadas ao longo da operação. Em uma delas, os fiscais encontraram medicamentos vencidos expostos à venda, o que levou à interdição imediata. Outras quatro foram autuadas por ausência de farmacêutico responsável durante o horário de funcionamento — o que também configura irregularidade grave.
“Toda farmácia precisa ter um profissional habilitado presente em tempo integral. Caso o responsável técnico seja desvinculado, o estabelecimento precisa nomear outro imediatamente. Não pode haver lacuna de responsabilidade”, explicou o diretor.
Durante a inspeção, os medicamentos vencidos foram recolhidos para descarte e os estabelecimentos receberam autos de infração. As farmácias interditadas só poderão reabrir após corrigirem todas as pendências e passarem por nova vistoria da Vigilância Sanitária.
Segundo Daniel Bezerra, as irregularidades mais comuns envolvem o funcionamento sem profissional habilitado e a falta de controle sobre o estoque de medicamentos, o que pode colocar a saúde da população em risco.
“Nosso papel é garantir que o consumidor tenha acesso a produtos seguros e orientação técnica adequada. A presença do farmacêutico é essencial para evitar riscos à saúde”, reforçou.
Fiscalizações continuarão sendo realizadas de forma rotineira e integrada com o CRF e o Procon, abrangendo diferentes regiões do município.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
