[Vídeo] Veja detalhes da operação que interditou cinco farmácias em Arapiraca
Ação aconteceu no último dia 16 de outubro
Cinco farmácias foram interditadas durante uma operação de fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária Municipal de Arapiraca, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e o Procon. A ação aconteceu no último dia 16 de outubro e teve como objetivo verificar a regularidade dos estabelecimentos e garantir a segurança dos consumidores.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Daniel Bezerra, dez farmácias foram visitadas ao longo da operação. Em uma delas, os fiscais encontraram medicamentos vencidos expostos à venda, o que levou à interdição imediata. Outras quatro foram autuadas por ausência de farmacêutico responsável durante o horário de funcionamento — o que também configura irregularidade grave.
“Toda farmácia precisa ter um profissional habilitado presente em tempo integral. Caso o responsável técnico seja desvinculado, o estabelecimento precisa nomear outro imediatamente. Não pode haver lacuna de responsabilidade”, explicou o diretor.
Durante a inspeção, os medicamentos vencidos foram recolhidos para descarte e os estabelecimentos receberam autos de infração. As farmácias interditadas só poderão reabrir após corrigirem todas as pendências e passarem por nova vistoria da Vigilância Sanitária.
Segundo Daniel Bezerra, as irregularidades mais comuns envolvem o funcionamento sem profissional habilitado e a falta de controle sobre o estoque de medicamentos, o que pode colocar a saúde da população em risco.
“Nosso papel é garantir que o consumidor tenha acesso a produtos seguros e orientação técnica adequada. A presença do farmacêutico é essencial para evitar riscos à saúde”, reforçou.
Fiscalizações continuarão sendo realizadas de forma rotineira e integrada com o CRF e o Procon, abrangendo diferentes regiões do município.
Últimas notícias
Juiz é resgatado de cativeiro após sequestro relâmpago em SP; cinco são presos
Enamed: o que vai acontecer com os 107 cursos que tiveram avaliação ruim no exame
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 50 milhões
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Injeção letal: veja cronologia dos assassinos de pacientes em hospital no DF
[Vídeo] Carro fica destruído após pegar fogo na Av. Assis Chateaubriand, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
