Carreta da Saúde é lançada em Arapiraca com oferta de exames para população feminina
Projeto chega ao município por meio de parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital de Amor
A parceria entre Prefeitura de Arapiraca e Ministério da Saúde rendeu mais um grande projeto para o benefício da população do Agreste Alagoano. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi inaugurada nesta sexta-feira (24), no estacionamento do Hospital de Amor, a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa que faz parte do programa “Aqui Tem Especialistas”.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, de representantes da SMS, do Ministério da Saúde, da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e da secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, uma das responsáveis pela fundação do Hospital de Amor, que também marcou presença com toda a equipe.

A carreta ficará no estacionamento do hospital durante 30 dias, realizando exames e consultas gratuitas voltadas à saúde da mulher. Todos os atendimentos realizados acontecerão apenas através de agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as portas de entrada para o diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer de mama e de colo do útero.
Os exames oferecidos pela carreta são: mamografia, ultrassom mamária, punção e biópsia de mama, biópsia de colo uterino, excisão de colo do útero, ultrassom transvaginal e ultrassom pélvica. A proposta é agilizar a fila de espera para estes exames e oferecer total suporte à mulher arapiraquense, desde a consulta até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A gente quer que a mulher faça esse exame, tenha esse diagnóstico, faça esse acompanhamento e que a gente tenha resolutividade com a assistência prestada. Ter em Arapiraca, hoje, uma rede ainda mais fortalecida, nos deixa mais felizes, então gostaria de agradecer a equipe do AgSUS, do Hospital de Amor e do Ministério da Saúde por ter nos escolhido para iniciar esse projeto”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
Em sua fala, o prefeito destacou a importância iniciativa para o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária, que caminha junto e serve de entrada para os serviços especializados oferecidos no município. “É aqui que a gente tem que dar a resolutividade das coisas que se apresentam, então é muito bonito estar no interior de Alagoas lutando para que a esmagadora maioria do povo que mora aqui possa ter acesso à saúde, e as unidades básicas são a porta de entrada para tudo isso. Ninguém, no Brasil inteiro, faz Atenção Primária como Arapiraca”, afirmou.

Importância do diagnóstico precoce
O câncer de mama continua sendo o tipo que mais afeta e mata mulheres no Brasil, com estimativa de mais de 73 mil novos casos em 2025. Cerca de 80% dos diagnósticos são feitos em casa, o que reforça a importância do autoexame (ou exame do toque) como um hábito essencial de cuidado e prevenção, permitindo a detecção precoce e maiores chances de cura.
Entre os principais sinais de alerta, estão o aparecimento de um nódulo fixo e geralmente indolor, alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, e mudanças no mamilo, como inversão ou saída espontânea de secreção.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
