Saúde

Carreta da Saúde é lançada em Arapiraca com oferta de exames para população feminina

Projeto chega ao município por meio de parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital de Amor

Por 7Segundos com Ascom Arapiraca 24/10/2025 17h05
Carreta da Saúde é lançada em Arapiraca com oferta de exames para população feminina
A carreta ficará no estacionamento do hospital durante 30 dias, realizando exames e consultas gratuitas voltadas à saúde da mulher - Foto: Ascom Arapiraca

A parceria entre Prefeitura de Arapiraca e Ministério da Saúde rendeu mais um grande projeto para o benefício da população do Agreste Alagoano. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi inaugurada nesta sexta-feira (24), no estacionamento do Hospital de Amor, a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa que faz parte do programa “Aqui Tem Especialistas”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, de representantes da SMS, do Ministério da Saúde, da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e da secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, uma das responsáveis pela fundação do Hospital de Amor, que também marcou presença com toda a equipe.

A carreta ficará no estacionamento do hospital durante 30 dias, realizando exames e consultas gratuitas voltadas à saúde da mulher. Todos os atendimentos realizados acontecerão apenas através de agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as portas de entrada para o diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer de mama e de colo do útero.

Os exames oferecidos pela carreta são: mamografia, ultrassom mamária, punção e biópsia de mama, biópsia de colo uterino, excisão de colo do útero, ultrassom transvaginal e ultrassom pélvica. A proposta é agilizar a fila de espera para estes exames e oferecer total suporte à mulher arapiraquense, desde a consulta até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente quer que a mulher faça esse exame, tenha esse diagnóstico, faça esse acompanhamento e que a gente tenha resolutividade com a assistência prestada. Ter em Arapiraca, hoje, uma rede ainda mais fortalecida, nos deixa mais felizes, então gostaria de agradecer a equipe do AgSUS, do Hospital de Amor e do Ministério da Saúde por ter nos escolhido para iniciar esse projeto”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.

Em sua fala, o prefeito destacou a importância iniciativa para o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária, que caminha junto e serve de entrada para os serviços especializados oferecidos no município. “É aqui que a gente tem que dar a resolutividade das coisas que se apresentam, então é muito bonito estar no interior de Alagoas lutando para que a esmagadora maioria do povo que mora aqui possa ter acesso à saúde, e as unidades básicas são a porta de entrada para tudo isso. Ninguém, no Brasil inteiro, faz Atenção Primária como Arapiraca”, afirmou.

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama continua sendo o tipo que mais afeta e mata mulheres no Brasil, com estimativa de mais de 73 mil novos casos em 2025. Cerca de 80% dos diagnósticos são feitos em casa, o que reforça a importância do autoexame (ou exame do toque) como um hábito essencial de cuidado e prevenção, permitindo a detecção precoce e maiores chances de cura.

Entre os principais sinais de alerta, estão o aparecimento de um nódulo fixo e geralmente indolor, alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, e mudanças no mamilo, como inversão ou saída espontânea de secreção.