Carreta da Saúde é lançada em Arapiraca com oferta de exames para população feminina
Projeto chega ao município por meio de parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital de Amor
A parceria entre Prefeitura de Arapiraca e Ministério da Saúde rendeu mais um grande projeto para o benefício da população do Agreste Alagoano. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi inaugurada nesta sexta-feira (24), no estacionamento do Hospital de Amor, a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa que faz parte do programa “Aqui Tem Especialistas”.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, de representantes da SMS, do Ministério da Saúde, da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e da secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, uma das responsáveis pela fundação do Hospital de Amor, que também marcou presença com toda a equipe.

A carreta ficará no estacionamento do hospital durante 30 dias, realizando exames e consultas gratuitas voltadas à saúde da mulher. Todos os atendimentos realizados acontecerão apenas através de agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as portas de entrada para o diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer de mama e de colo do útero.
Os exames oferecidos pela carreta são: mamografia, ultrassom mamária, punção e biópsia de mama, biópsia de colo uterino, excisão de colo do útero, ultrassom transvaginal e ultrassom pélvica. A proposta é agilizar a fila de espera para estes exames e oferecer total suporte à mulher arapiraquense, desde a consulta até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A gente quer que a mulher faça esse exame, tenha esse diagnóstico, faça esse acompanhamento e que a gente tenha resolutividade com a assistência prestada. Ter em Arapiraca, hoje, uma rede ainda mais fortalecida, nos deixa mais felizes, então gostaria de agradecer a equipe do AgSUS, do Hospital de Amor e do Ministério da Saúde por ter nos escolhido para iniciar esse projeto”, explica a secretária Rafaella Albuquerque.
Em sua fala, o prefeito destacou a importância iniciativa para o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária, que caminha junto e serve de entrada para os serviços especializados oferecidos no município. “É aqui que a gente tem que dar a resolutividade das coisas que se apresentam, então é muito bonito estar no interior de Alagoas lutando para que a esmagadora maioria do povo que mora aqui possa ter acesso à saúde, e as unidades básicas são a porta de entrada para tudo isso. Ninguém, no Brasil inteiro, faz Atenção Primária como Arapiraca”, afirmou.

Importância do diagnóstico precoce
O câncer de mama continua sendo o tipo que mais afeta e mata mulheres no Brasil, com estimativa de mais de 73 mil novos casos em 2025. Cerca de 80% dos diagnósticos são feitos em casa, o que reforça a importância do autoexame (ou exame do toque) como um hábito essencial de cuidado e prevenção, permitindo a detecção precoce e maiores chances de cura.
Entre os principais sinais de alerta, estão o aparecimento de um nódulo fixo e geralmente indolor, alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, e mudanças no mamilo, como inversão ou saída espontânea de secreção.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
