Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Ação ocorre durante evento em Arapiraca
 
                            O público participou ativamente da 3ª edição do “AVC na Praça”, ação educativa promovida pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), por meio da Unidade de AVC, com o tema “Cada Minuto Conta”. Realizado na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, o evento levou informação, prevenção e atendimento à comunidade, celebrando o dia 29 de outubro, Dia Mundial de Conscientização sobre o AVC, conhecido popularmente como “derrame”.
Durante o “AVC na Praça”, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também foi realizada uma distribuição de material educativo que trazia orientações diretas sobre os sinais de alerta do AVC, fatores de risco e formas de prevenção. A ação também contou com atividade física.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou a importância do contato direto com o público. “Estar junto das pessoas, conversando, tirando dúvidas e compartilhando informação é um dos papéis mais importantes da saúde pública. Cada orientação pode representar uma vida preservada. Essa ação renova o compromisso do nosso hospital com a prevenção e a promoção da saúde em nossa região”, afirmou a gestora.

Com quatro anos de funcionamento, a Unidade de AVC do HEA é referência para a II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O serviço tem recebido certificados internacionais de excelência, reconhecendo o trabalho da equipe multiprofissional na organização dos fluxos e no atendimento rápido e eficaz aos pacientes vítimas de AVC.
A médica neurologista Guacyra Almeida, coordenadora médica da Unidade de AVC do HEA, ressaltou o impacto da atividade. “Foi um momento importante de integração entre hospital e comunidade. Estar na praça, ouvindo as pessoas e levando orientações claras sobre os sinais do AVC é uma forma de salvar vidas. Agradeço a todos os profissionais, estudantes e parceiros que contribuíram para o sucesso da ação”, disse.

Beneficiados
Dona Maria Elza Mendes, de 61 anos, aproveitou o “AVC na Praça” para receber atendimento e orientações. “Achei muito bom. O atendimento foi ótimo, todo mundo muito educado. Descobri que minha pressão está um pouco alta, e vou cuidar direitinho”, relatou.
O casal Jane Lécia e Flaudízio também participou da atividade e elogiou a iniciativa. “A informação é o primeiro passo para o cuidado. Aqui, no “AVC na Praça”, a explicação foi rica e o trabalho está de parabéns”, disse a psicopedagoga.
A ação contou com a colaboração de residentes em saúde do HEA, estudantes de Enfermagem do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e da Uninassau Arapiraca, além de estudantes do curso técnico em Enfermagem do Ceproal e da Faculdade Santa Bárbara, que vivenciaram a prática do cuidado fora do ambiente hospitalar.

A estudante Maria José dos Santos, da Faculdade Santa Bárbara, avaliou a experiência como um aprendizado marcante. “É uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos e conscientizar as pessoas sobre uma doença silenciosa. Ainda há muito tabu e descuido, principalmente entre os homens, e falar sobre prevenção é essencial”, afirmou.
Universitária da Uninassau Arapiraca, Ana Vitória de Santos, destacou a importância da aproximação entre teoria e prática. “Sair da sala de aula e trazer esse conhecimento para a população é gratificante. É uma troca que fortalece nossa formação e ajuda a sociedade”, ressaltou a estudante de Enfermagem.
Veja também
Últimas notícias
 
            Semed Maceió leva programação diversificada à 11ª Bienal do Livro de Alagoas
 
            Kim Kardashian diz que homem não pisou na Lua: 'Acho que é mentira'
 
            Criminosos recebem dinheiro pela série 'Tremembé'?
 
            Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
 
            Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
 
            Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            