Mais de 96 mil candidatos fazem o Enem em Alagoas neste domingo
Às vésperas do primeiro dia de provas, estudantes revisaram conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas em aulão no Cepa
Chegou a data mais esperada por milhares de brasileiros que almejam uma vaga no ensino superior: neste domingo (09), 4,8 milhões de candidatos se submeterão ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Alagoas, são 96.488 candidatos inscritos no exame, sendo mais de 34 mil da Rede Estadual de Ensino.
O estado terá polos de aplicação em 27 municípios: Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Maceió, Marechal Deodoro, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
.jpg)
Pela rede estadual de Ensino, 34.754 estudantes – entre concluintes do ensino médio e treineiros – farão as provas do Enem. Este quantitativo fez com que Alagoas fosse o segundo estado do Brasil com o maior número de concluintes da Rede Pública inscritos no exame - 92,84% do total, ficando atrás apenas do Ceará, com mais de 96% dos concluintes inscritos.
Revisando conteúdos
Às vésperas do primeiro dia de provas, centenas de estudantes lotaram o ginásio da Escola Estadual Princesa Isabel nesta sexta-feira (07) em um aulão promovido por meio de parceria entre o Clube do Fera e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na ocasião, eles puderam revisar conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas e receberam dicas para a prova de Redação.
Alunas da Escola Estadual Rosalvo Lobo, as estudantes Hadassa Soares e Kelly Alencar estavam atentas a cada dica passada pelos professores. Ambas almejam vagas no curso de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“A expectativa é grande e é muito bom estar aqui ao lado de vários alunos, com todos aprendendo mais e buscando um futuro melhor. Nesta reta final, intensificamos os estudos e estamos confiantes”, disse Hadassa. “Estamos buscando uma nota alta e temos tido todo o apoio de nossa escola. Nós enquanto estudantes também ajudamos uns aos outros e estar aqui faz com que a gente tenha ainda mais motivação”, complementou Kelly.
Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Tavares Bastos, Fernanda Barreiros acompanhou seus alunos no aulão. Ela elogiou a iniciativa: “Nossos alunos passaram o ano inteiro se preparando e neste aulão eles podem relembrar questões que caíram nas últimas edições do Enem”, disse.
A educadora também deu dicas aos candidatos. “Recomendo que eles descansem no sábado para chegarem tranquilos para responderem às questões e elaborarem o texto dissertativo. No que diz respeito à Redação, meu conselho é que leiam o enunciado e busquem as palavras-chave, pois eles já lhe orientarão sobre como você deve redigir seu texto. Já na prova de Linguagens, observe as funções e gêneros textuais, isso lhe ajudará na hora de marcar as questões.”
%20(17).jpg)
Presente ao aulão, a secretária executiva de Gestão de Rede Estadual de Ensino da Seduc, Sandra Vitorino, levou uma mensagem de otimismo e confiança aos jovens presentes no evento. “Existe um conjunto de pessoas que acreditam em você: sua família, seus professores, seus amigos. E vocês também devem acreditar no seu potencial. Façam a prova com tranquilidade, leiam bem as questões, vai dar tudo certo. E quando sair o resultado, ali estará sua chance de ingressar no Ensino Superior, seja via Sisu, Prouni ou FIES”, frisou Sandra.
Foca o Enem
Durante todo o ano, a Seduc, por meio do programa Foca o Enem, mobilizou os alunos da rede estadual para o exame, incluindo apoio e orientações para as inscrições, realização de aulões preparatórios, aulas online no canal do programa no Yotube e distribuição de kits de livros voltados para os exames.
Gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa fez uma avaliação positiva da mobilização para o Enem 2025. “Neste ano, alcançamos mais de 34 mil estudantes inscritos, fazendo do nosso estado o segundo do país com maior número de participantes no Enem. Esse resultado é fruto do trabalho dedicado das escolas, que se prepararam durante todo o ano com ações contínuas, acompanhamento próximo e material didático específico. A cada edição, aumentamos o número de inscritos e de aprovados e estamos muito confiantes em mais um excelente desempenho dos nossos estudantes, que se prepararam com empenho e determinação”, observou Danielly.
%20(21).jpg)
Na Escola Estadual Princesa Isabel, que sediou o aulão desta sexta-feira, o clima também é de confiança. “Desde o início do ano, em especial no segundo semestre, fizemos aulões, simulados e diversas atividades em preparação ao Enem. O resultado foi muito bom e acreditamos que vai dar tudo certo”, declarou a gestora geral Joseane Martins.
Ela também aproveitou para convidar as escolas para o segundo aulão, realizado por meio da parceria Clube do Fera e Seduc, que será novamente no Ginásio da Princesa Isabel. “Será na próxima sexta-feira, dia 14, a partir das 14h, desta vez abordando os conteúdos de Matemática e Ciência da Natureza. Todas as escolas estão convidadas”, falou a gestora.
Orientações
Neste primeiro dia de provas, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas iniciam às 13h30 e terminam às 19h. Será obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, o que inclui Carteira de Identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo gov.br.
Os candidatos devem ainda levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para a prova.
Últimas notícias
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Saiba quem são as seis vítimas que morreram durante tornado no Paraná
Rajadas de vento que podem ultrapassar 50 km/h irão atingir Alagoas, alerta Semarh
Estado de Alagoas é reconhecido nacionalmente e recebe Prêmio Brasil Sem Fome
Mais de 96 mil candidatos fazem o Enem em Alagoas neste domingo
Radialista José Wanderson da Silva morre após acidente em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
