llha do Ferro, em Pão de Açúcar, vira tema de questão no Enem 2025
A imagem utilizada no exame apresentava esculturas de figuras humanas esguias, em poses que remetem a movimento, lembrando bailarinos
A comunidade Ilha do Ferro, situada às margens do Rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, ganhou projeção nacional neste domingo (9), ao ser mencionada em uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O local foi tema da questão 35 do caderno verde da prova de Linguagens, que abordou o valor do trabalho artesanal e a importância da cultura popular para a construção da identidade regional.
Embora o nome sugira uma ilha, a Ilha do Ferro é, na verdade, uma pequena comunidade ribeirinha conhecida por sua tradição artística. Reconhecida como um dos principais polos de artesanato do Nordeste, a localidade abriga dezenas de artistas populares que dão nova vida a pedaços de madeira descartados. Troncos, raízes e galhos retorcidos se transformam em esculturas que retratam figuras humanas, animais e cenas típicas do cotidiano sertanejo.
A questão do Enem explorou exatamente essa sensibilidade dos artesãos, destacando a capacidade de perceber formas e significados onde a maioria enxerga apenas matéria bruta. Um dos trechos da prova ressaltava essa percepção criativa, ao afirmar que “às vezes, você passa por um pedaço de madeira e não vê nada, mas, na décima vez, consegue enxergar alguma forma e transformá-lo em arte”.

A imagem utilizada no exame apresentava esculturas de figuras humanas esguias, em poses que remetem a movimento, lembrando bailarinos. As peças, moldadas com leveza e precisão, expressam a essência do trabalho desenvolvido na comunidade: arte feita com alma, que carrega história, sensibilidade e o vínculo profundo dos artistas com o ambiente natural.
Últimas notícias
Maio Amarelo: Equatorial alerta condutores após registrar mais de 2,4 mil colisões contra postes em AL
Cícero Cavalcante articula ações com governador e prefeita de Joaquim Gomes
Homem fere olho do próprio cachorro e é preso por maus-tratos em Teotônio Vilela
Espaço Rosendo traz para Arapiraca métodos inovadores para tratar crianças
[Vídeo] Noiva surpreende convidados ao jogar caixa de Mounjaro em vez de buquê em SC
Efeito JHC: Reviravolta em União dos Palmares afasta aliados e aproxima opositores
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
