Banco Central permitirá que clientes bloqueiem abertura de chaves PIX em seu nome
Modelo será semelhante a novo serviço, que será lançado em dezembro, que permitirá ao cidadão informar aos bancos, que não deseja abrir novas contas
O Banco Central (BC) lançará uma ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a criação de novas chaves PIX em seu nome, informou o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Lobo, na última semana.
Segundo ele, o modelo será semelhante a um novo serviço, que será ofertado a partir de dezembro, que permitirá ao cidadão informar aos bancos que não deseja abrir novas contas (corrente, de poupança ou de pagamento) em seu nome.
O objetivo é evitar a abertura de chaves PIX fraudulentas e, no caso de contas bancárias, a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
"No Registrato [sistema do BC], no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que a gente pode assinalar e proibir abertura de contas no seu nome. Se quiser de fato abrir uma conta, comunique ao BC, e volta no Registrato, aperta o botão e não permite abertura de conta. A gente vai fazer isso para chave PIX também em breve", declarou Breno Lobo, do BC.
O Registrato é um sistema em que os clientes podem consultar empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves PIX cadastradas, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.
Para evitar fraudes, o Banco Central iniciou, em outubro, o bloqueio de chaves PIX marcadas pelas instituições participantes como utilizadas para golpes e fraudes.
Além disso, mais de 245 milhões de chaves PIX foram excluídas pelas instituições financeiras e pelos próprios usuários nos últimos meses.
O maior número está relacionado a problemas de grafia, que pode ser um indício de fraude, erros de digitação, morte do titular, além de cancelamentos a pedido do cliente ou por mudança de agência bancária.
Desde o início de outubro, as instituições financeiras passaram a disponibilizar, no ambiente PIX de seus aplicativos, uma funcionalidade (botão de contestação) para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana.
Últimas notícias
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
Assassinato de mulher em Marechal Deodoro pode ter relação com homicídio em festa de reggae, afirma polícia
Projeto de Lei proíbe viagens de menores de 14 anos desacompanhadas em carros de app e táxis em Maceió
Prefeita lidera ação ‘Gestão Presente’ na zona rural de São Luís do Quitunde
Jovem sofre violência doméstica no município de Matriz de Camaragibe
COP30 começa hoje em meio a progressos, obstáculos e alerta da ONU
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
