Estudo mercadológico da Seturec aponta novos setores que fortalecem a economia de Penedo
Quatro setores despontam no cenário da nova fase de desenvolvimento de Penedo
Levantamento faz parte das ações do projeto Destino Turístico Inteligente e aponta oportunidades estratégicas para o desenvolvimento sustentável do município
Quatro setores despontam no cenário da nova fase de desenvolvimento de Penedo, ascensão comprovada no estudo “Penedo: Tecido Empresarial em Transformação”, trabalho da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (Seturec) apresentado nesta terça-feira, 11, na Casa do Empreendedor.
Com apoio da Prefeitura de Penedo e de instituições do porte da Ufal e do Sebrae, a economia da cidade polo do Baixo São Francisco avança especialmente em quatro eixos estratégicos: turismo cultural, economia criativa, economia circular e agricultura familiar.
A pesquisa feita pela Mestre Karlinne Cordeiro, Diretora de Economia Criativa da Seturec, analisa dados e oportunidades sobre a economia penedense, com base em informações do Sebrae e da Junta Comercial, assim como da Casa do Empreendedor, setor vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Sedecin).
Além da autora, a exposição do estudo “Penedo: Tecido Empresarial em Transformação” reuniu os secretários municipais Jair Galvão (Seturec) e José Marinho Júnior (Sedecin), a analista do Sebrae Penedo, Sidartha Reis; estudantes do curso de Turismo da Ufal, a gerente da Casa do Empreendedor, Leiliane Lyra, e Ana Beatriz, da Associação de Jovens Empreendedores Penedenses (AJEP).
De acordo com Karlinne Cordeiro, compreender o mercado local é essencial para planejar o futuro do município. “Para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural de Penedo, é fundamental entender as dinâmicas do mercado local e as características do seu tecido empresarial. O estudo mercadológico é uma ferramenta essencial para identificar oportunidades e desafios, permitindo que estratégias eficazes sejam implementadas para fomentar o crescimento sustentável”, destacou a diretora e Mestre em Turismo.
Entre os pontos levantados estão a importância dos pequenos negócios (MEIs, Micro e Pequenas Empresas), o potencial do patrimônio histórico e dos eventos tradicionais na área que se expande para o turismo de negócios, o crescimento do setor audiovisual, as práticas de sustentabilidade e as oportunidades de agregação de valor na agricultura familiar.
O panorama positivo é resultado do cruzamento de dados que fundamenta o estudo mercadológico e de mapeamento do ‘tecido empresarial’ do município, ação estratégica do projeto Destino Turístico Inteligente (DTI), uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), juntamente ao Sebrae Nacional.
O Projeto DTI selecionou doze cidades por meio do edital Projeto Turismo Futuro Brasil, sendo que apenas três do Nordeste brasileiro foram aprovadas: Recife-PE, São Luís-MA e Penedo como única não-capital no seleto grupo de destinos turísticos.
De acordo com o secretário de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão, o estudo reforça a importância da continuidade das ações geradas pelo Projeto Destino Turístico Inteligente.
“Nosso papel, enquanto grupo, é não deixar isso se perder e continuar discutindo as ideias para avançar na realização. As propostas são boas, precisamos que elas sejam viabilizadas, e com esse estudo, cumprimos uma das últimas etapas do projeto DTI, mas os compromissos continuam perante à UNESCO”, afirmou, referindo-se à outra conquista recente de Penedo.
O trabalho liderado pelo prefeito Ronaldo Lopes levou a Cidade dos Sobrados ao restrito grupo de municípios brasileiros avaliados e aprovados em rigoroso edital da UNESCO para a rede mundial de Cidades Criativas. No Brasil, apenas Penedo e Santos-SP têm o selo do órgão das Nações Unidas na categoria Cinema.
“Vamos somar, nos unir e fazer o nosso dever de casa para contribuir e colocar tudo em prática. Juntando uma instituição com a outra, vamos conseguir avançar cada vez mais e ampliar essas perspectivas extremamente positivas para Penedo”, disse José Marinho Júnior, secretário da SEDECIN, ao destacar a importância da integração entre as instituições e do comprometimento coletivo.
Para a analista do Sebrae Penedo, Sidartha Reis, o estudo mercadológico e o mapeamento do tecido empresarial de Penedo são etapas estratégicas dentro do Plano de Ação do Destino Turístico Inteligente.
“Com esse levantamento, é possível compreender melhor as potencialidades e os desafios do território, orientando decisões e fortalecendo o ecossistema local de negócios. O objetivo do Sebrae é transformar dados em oportunidades sustentáveis e colaborativas, conectando o turismo, o comércio e a economia criativa para impulsionar o desenvolvimento de Penedo”, concluiu.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Arma utilizada no homicídio de funcionário do CRB é identificada após perícia
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
