Escola repudia ataques racistas e homofóbicos em jogos escolares em Arapiraca
A instituição cobra apuração rigorosa e responsabilização dos envolvidos
A Escola Santa Catarina divulgou, nesta sexta-feira (14), uma nota pública denunciando episódios de discriminação racial e homofóbica sofridos por seus alunos durante os Jogos Escolares de Arapiraca (JEAR). Segundo a instituição, atletas da equipe foram alvo de injúrias raciais, ofensas homofóbicas e gestos desrespeitosos realizados por integrantes da torcida de outra escola participante.
De acordo com o comunicado, pais e professores que acompanharam a competição confirmaram que não houve qualquer provocação por parte da torcida da Escola Santa Catarina. A instituição afirmou que as manifestações de seus alunos se limitaram a expressões de indignação diante das agressões sofridas.
A escola ressaltou que injúria racial é crime previsto no Código Penal e, atualmente, equiparado ao crime de racismo, cuja pena é considerada mais severa. Também destacou que atos de homofobia e discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero são condutas criminosas, passíveis de responsabilização.
Em tom firme, a direção reforçou que não será conivente com práticas discriminatórias dentro ou fora do ambiente escolar. Além da nota de repúdio, a instituição informou que adotará medidas concretas para responsabilização dos envolvidos e pretende cobrar das autoridades competentes e da organização do evento a apuração rigorosa dos fatos.
A Escola Santa Catarina reafirmou seus princípios baseados na ética, respeito à dignidade humana, diversidade e cidadania, e declarou que seguirá atuando para garantir um ambiente seguro e inclusivo para seus alunos, especialmente em eventos esportivos e de integração estudantil.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
