Polícia Científica detalha ação em casa de Penedo após três idosos passarem mal
Duas vítimas permanecem internadas; um idoso faleceu após dar entrada na UPA da cidade
A Polícia Científica de Alagoas informou, nesta terça-feira (17), que adotou uma série de exames técnico-científicos após a suspeita de intoxicação envolvendo três idosos no bairro Dom Constantino, em Penedo. O caso, que resultou na morte de Antônio Bispo e na hospitalização de duas mulheres, mobilizou diversas unidades periciais do estado, desde o atendimento inicial até a etapa laboratorial.
O trabalho começou quando o Instituto de Criminalística (IC) de Arapiraca foi acionado pelo Centro de Integração de Operações da Segurança Pública (CIOSP) para a realização de perícia de constatação na residência onde ocorreu o episódio. A perita criminal Isadora Davi, responsável pelo atendimento, descreveu os procedimentos técnicos adotados e os materiais coletados para análise.
Segundo a perita, em casos de suspeita de envenenamento, a perícia criminal realizada no local do fato tem como objetivo constatar a fonte do envenenamento, incluindo a identificação do agente tóxico e de alimentos utilizados como veículo para o seu consumo, além de outros vestígios relacionados à autoria do fato e à dinâmica da ocorrência.
“Nessa pericia inicial foram identificados e recolhidos na cozinha da residência alimentos consumidos durante o almoço, como feijão cozido, feijão tropeiro, arroz e vinagrete. No feijão tropeiro, chamaram atenção grânulos visíveis do material questionado, indicando possível contaminação”, detalhou a perita.
A inspeção pericial também se estendeu a outros cômodos. “Em uma lixeira localizada em um dos quartos, encontramos um recipiente contendo o material questionado, com característica de ser agente tóxico, a ser confirmado pelo laboratório de química forense. Em uma caneca, foram identificados resíduos semelhantes ao produto questionado, sugerindo diluição em água e ingestão, situação que será confirmada mediante exame químico”, explicou a perita.
Em paralelo às análises ambientais, o corpo da vítima deu entrada no Instituto de Medicina Legal (IML) de Arapiraca. No exame de necropsia realizado pelo perito médico legista Francisco Milton foram coletadas amostras biológicas de sangue e conteúdo estomacal para análise para análises complementares.
As amostras ambientais recolhidas pelo Instituto de Criminalística, além do material biológico coletado no IML, serão encaminhadas ao Laboratório Forense de Química e Toxicologia. Esse material será submetido a exames específicos para identificar substâncias tóxicas e determinar sua relação com o quadro clínico e o óbito de Antônio Bispo.
Os resultados do trabalho integrado entre as unidades de Criminalística, Medicina Legal e Laboratório Forense deverá fornecer em breve, subsídios técnicos essenciais para esclarecer se houve intoxicação e confirmar a natureza do agente envolvido. Os resultados periciais serão determinantes para a conclusão da dinâmica do fato e orientar as investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
