Prefeitura de Arapiraca convoca carroceiros para realizar cadastro obrigatório
Campanha tem como objetivo regularizar a atividade no município ao mesmo tempo em que combate o descarte irregular
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, lançou nesta terça-feira (25) a campanha Carroceiro Legal, convocando todos os carroceiros que atuam no município para realizar cadastro obrigatório. O cadastramento está sendo realizado no Ecoponto Primavera e no Ecoponto Cavaco até o dia 22 de dezembro, das 7h30 às 17h.
Para se cadastrar, o carroceiro deve levar RG, CPF, comprovante de residência e algum cadastro anterior da carroça. A garantia do registro formal da atividade junto à Prefeitura é fundamental para o apoio da gestão em diversos benefícios, como acesso a programas de capacitação e melhoria nas condições de trabalho.
Segundo a secretária Carol Valeriano, centenas de carroceiros trabalham diariamente recolhendo restos de construção, materiais de poda e outros resíduos que não fazem parte da coleta convencional. Ela destaca que o trabalho é importante para o dia a dia da cidade, mas que ainda acontece, em grande parte, de forma não regularizada.
“Esse é o primeiro passo para modernizar a atividade e aproximar ainda mais o carroceiro da gestão municipal, garantindo apoio integral e diversos benefícios a estes profissionais, além de contribuir para o trabalho de fiscalização da Prefeitura quanto ao descarte de materiais em local inadequado”, explica a secretária.
Os Ecopontos
O cadastramento dos carroceiros faz parte de uma campanha organizada pela Secretaria de Serviços Públicos para aprimorar o serviço oferecido e combater o descarte irregular por meio do uso correto dos Ecopontos, que são pontos de entrega voluntária onde estes profissionais depositam materiais não contemplados pela coleta convencional, e que também estão abertos à população.
Atualmente, Arapiraca possui quatro Ecopontos, localizados nos bairros Primavera, Cavaco, Bom Sucesso e Nova Esperança. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, e recebem os seguintes tipos de materiais: resíduos eletrônicos (monitor, impressora, eletrodomésticos e TVs), lâmpadas, pilhas e baterias, pneus, restos de construção civil, podas, móveis inservíveis, óleo vegetal e resíduo seletivo (plástico, papelão, vidro, metal e madeira).
É válido ressaltar que os Ecopontos não aceitam materiais biológicos, como remédios, resíduos sépticos (seringas, gazes e outros materiais hospitalares), animais mortos, produtos químicos (lata de tinta, amianto, embalagem de agrotóxico, de posto de combustível, automotivo etc.) e resíduos domiciliares, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos.
Últimas notícias
Moraes comunica Câmara sobre perda do mandato de Ramagem
STF tem dois votos para manter execução de penas da trama golpista
Motta indica que crise com o PT também inviabiliza relação com Gleisi
Homem é preso após se passar por mãe morta para receber aposentadoria
Flávio Bolsonaro assume conversa com Paulinho da Força por anistia
Rio Largo abre programação de Natal com cortejos, espetáculos e iluminação especial nesta quinta (27)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
