Prefeitura de Arapiraca convoca carroceiros para realizar cadastro obrigatório
Campanha tem como objetivo regularizar a atividade no município ao mesmo tempo em que combate o descarte irregular
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, lançou nesta terça-feira (25) a campanha Carroceiro Legal, convocando todos os carroceiros que atuam no município para realizar cadastro obrigatório. O cadastramento está sendo realizado no Ecoponto Primavera e no Ecoponto Cavaco até o dia 22 de dezembro, das 7h30 às 17h.
Para se cadastrar, o carroceiro deve levar RG, CPF, comprovante de residência e algum cadastro anterior da carroça. A garantia do registro formal da atividade junto à Prefeitura é fundamental para o apoio da gestão em diversos benefícios, como acesso a programas de capacitação e melhoria nas condições de trabalho.
Segundo a secretária Carol Valeriano, centenas de carroceiros trabalham diariamente recolhendo restos de construção, materiais de poda e outros resíduos que não fazem parte da coleta convencional. Ela destaca que o trabalho é importante para o dia a dia da cidade, mas que ainda acontece, em grande parte, de forma não regularizada.
“Esse é o primeiro passo para modernizar a atividade e aproximar ainda mais o carroceiro da gestão municipal, garantindo apoio integral e diversos benefícios a estes profissionais, além de contribuir para o trabalho de fiscalização da Prefeitura quanto ao descarte de materiais em local inadequado”, explica a secretária.
Os Ecopontos
O cadastramento dos carroceiros faz parte de uma campanha organizada pela Secretaria de Serviços Públicos para aprimorar o serviço oferecido e combater o descarte irregular por meio do uso correto dos Ecopontos, que são pontos de entrega voluntária onde estes profissionais depositam materiais não contemplados pela coleta convencional, e que também estão abertos à população.
Atualmente, Arapiraca possui quatro Ecopontos, localizados nos bairros Primavera, Cavaco, Bom Sucesso e Nova Esperança. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, e recebem os seguintes tipos de materiais: resíduos eletrônicos (monitor, impressora, eletrodomésticos e TVs), lâmpadas, pilhas e baterias, pneus, restos de construção civil, podas, móveis inservíveis, óleo vegetal e resíduo seletivo (plástico, papelão, vidro, metal e madeira).
É válido ressaltar que os Ecopontos não aceitam materiais biológicos, como remédios, resíduos sépticos (seringas, gazes e outros materiais hospitalares), animais mortos, produtos químicos (lata de tinta, amianto, embalagem de agrotóxico, de posto de combustível, automotivo etc.) e resíduos domiciliares, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos.
Últimas notícias
Prefeito Ellisson reforça apoio a Arthur e destaca investimentos garantidos por Lira para Passo de Camaragibe
‘Denunciei a NOT em 2024’, diz Cabo Bebeto após operação da PF, e afirma: ‘A Sesau é realmente o câncer do Estado’
Estatuto da Blitz: deputado quer câmera corporal, agentes fardados e ordem de serviço durante fiscalizações
Segundas vias de certidões civis podem ser emitidas on-line; saiba como
Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano
Projeto que proíbe crianças na Parada LGBT+ de Alagoas pode ser vetado por Paulo Dantas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
