PM instaura processos disciplinares contra militares em Penedo e Arapiraca
Procedimentos envolvem o cabo José Maxuel e o soldado Weliton Miguel
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) instaurou processos disciplinares contra dois militares envolvidos em assassinatos registrados no último fim de semana no estado. As portarias foram assinadas pelo comandante-geral da corporação e têm como objetivo avaliar a permanência dos policiais nos quadros da instituição.
Um dos procedimentos apura a conduta do cabo José Maxuel Lemos Simões, atualmente lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar. Ele foi preso sob suspeita de cometer o crime de feminicídio qualificado contra a enfermeira Ana Beatriz Cavalcante Ramos, ocorrido no dia 12 de dezembro de 2025, no município de Penedo. Segundo as investigações, a vítima teria sido morta com o uso de uma arma de fogo de uso restrito.
Após o crime, o militar teria fugido do local, mas acabou preso e teve a prisão em flagrante homologada durante audiência de custódia. Diante dos fatos, a PMAL instaurou um Conselho de Disciplina para analisar se a conduta atribuída ao cabo é compatível com a permanência dele na corporação, uma vez que, em tese, viola deveres funcionais perante a Administração Pública Militar.
O segundo caso envolve o soldado Weliton Miguel dos Santos, integrante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar. Para apurar os fatos, o comandante-geral determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar Simplificado, que será conduzido por um oficial designado.
De acordo com as informações preliminares, o soldado é suspeito de ter matado o enfermeiro Ítalo Fernando de Melo dentro de um motel, no dia 14 de dezembro de 2025, em Arapiraca. A motivação do crime, conforme apontam as investigações iniciais, teria sido de cunho passional.
Ainda segundo o relato, o militar teria efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima, que estava no local acompanhado da própria esposa.
A Polícia Militar de Alagoas informou que acompanha os dois casos e reforçou que as condutas serão rigorosamente apuradas, observando o devido processo legal e os princípios que regem a corporação.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Marcos Pitombo revela que também sofre com perseguição após caso de Isis Valverde
MP recomenda ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Arapiraca
Lula revela incômodo com acordo exposto por Calheiros e promete vetar Dosimetria
Após renúncia, Zambelli terá pedido de extradição julgado na Itália
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
