Educação

Secretaria de Educação discute novo Referencial Curricular para Traipu

Encontro reuniu gestores, educadores e coordenadores pedagógicos da rede municipal

Por 7Segundos com Assessoria 16/01/2026 14h02
Secretaria de Educação discute novo Referencial Curricular para Traipu
Encontro reuniu profissionais da rede municipal para alinhar práticas pedagógicas - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação reuniu gestores, educadores e coordenadores pedagógicos para a terceira reunião para formação e implementação do novo Referencial Curricular de Traipu. A formação aconteceu na sede da pasta.

O Referencial Curricular do município vai nortear os profissionais sobre o que será trabalhado na educação municipal ao longo do ano. No encontro, os profissionais discutiram e alinharam a produção dos organizadores curriculares com a participação ativa, democrática e comprometida dos professores da rede, organizados por etapa e modalidade de ensino.

O documento também irá fortalecer a identidade do território, valorizando os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de reconhecer e fortalecer a modalidade Educação do Campo. Esse processo garante maior autonomia curricular, respeitando as especificidades locais e culturais do município.

Segundo a Secretaria de Educação, a construção do Referencial representa um compromisso importante da gestão municipal, pois além de valorizar o território e sua diversidade, cumpre a Condicionalidade V do VAAR, incluindo a BNCC Computação, fortalecendo a qualidade e a equidade da educação em Traipu.

O Referencial Curricular Municipal é um processo comum e necessário que os municípios realizam para alinhar suas redes de ensino à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo que define as aprendizagens essenciais para a educação básica em todo o país. Para isso, os municípios, como entes autônomos na gestão de seus sistemas de ensino fundamental e educação infantil, têm a responsabilidade de elaborar ou reelaborar seus próprios currículos, respeitando as diretrizes da BNCC e as realidades locais.