Meio ambiente

Arapiraca investe no ecoturismo e na educação ambiental

A paisagem de Arapiraca possui um corredor ecológico com 2,2 km de extensão, o que corresponde a 38,9 hectares de vegetação nativa, na área central da cidade

Por 7Segundos com Assessoria 10/02/2026 09h09 - Atualizado em 10/02/2026 09h09
Arapiraca investe no ecoturismo e na educação ambiental
Arapiraca investe no ecoturismo e na educação ambiental - Foto: Assessoria

O território de Arapiraca é formado por 30% pelo bioma da Mata Atlântica e 70% pelo Bioma da Caatinga, com uma grande área verde de ipês, pau-ferro, barriguda, sabiá, oiti, craibeira, pata de vaca, jacarandá e a árvore símbolo Arapiraca, entre outras espécies nativas.

Nos últimos anos, o município vem se tornando referência nacional em programas para criação de áreas verdes e de defesa do meio ambiente, com o título de Cidade Verde pelo programa Tree Cities of the World, que elegeu as cidades mais arborizadas do Brasil.

No centro da cidade está o seu “pulmão verde”, o Bosque das Arapiracas, o Parque Deputada Ceci Cunha e a Área Verde Dom Constantino Lüers.

Também fazem parte da geografia urbana, o Lago da Perucaba e a Marginal do Riacho Piauí com a tradicional Ladeira do Claudenor.

Corredor ecológico tem mais de 38 hectares

A paisagem de Arapiraca possui um corredor ecológico com 2,2 km de extensão, o que corresponde a 38,9 hectares de vegetação nativa, na área central da cidade.

Esses espaços verdes têm promovido qualidade ambiental e papel importante para a proteção dos mananciais e a redução dos impactos provocados pela ação do homem na natureza.

O corredor ecológico abrange o Bosque das Arapiracas, com 10,2 hectares, e a extensão até a Marginal do Riacho Piauí, com 28,7 hectares, colocando a cidade como referência em toda a Região Nordeste.

A ampliação dos espaços verdes em Arapiraca ganhou impulso com a implantação, no ano de 2021, do Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, responsável pelo plantio direto de mais de 50 mil árvores em toda a cidade.

No ano de 2024, através do Decreto Municipal 2.919/2024, foi estabelecida oficialmente a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema, a primeira unidade de conservação ambiental de Arapiraca.

A APA Jurema tem 245 hectares de área, o equivalente a mais de 200 campos de futebol, entre os bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II. O espaço é utilizado para atividades de educação ambiental e a pesquisa científica com alunos e alunas de escolas das redes pública e privada do município e cidades da região.