Teca Nelma defende mais mulheres nos espaços de poder durante debate na Uneal em Arapiraca
Pré-candidata afirma que participação feminina é fundamental para enfrentar desigualdades
A vereadora por Maceió e pré-candidata a deputada estadual de Alagoas, Teca Nelma participou, na quinta-feira (11), da roda de conversa "Mulheridades em pauta: quem faz política para mulheres?", promovida pelo Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudos Feministas (NEPEF), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca.
O encontro reuniu estudantes, pesquisadoras e lideranças para discutir a participação das mulheres na política e a importância da ocupação dos espaços de decisão na construção de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais, econômicas e de gênero.
Durante sua participação, Teca defendeu que a presença feminina na política vai além da representatividade e está diretamente relacionada à capacidade de transformar a realidade da população, ampliando direitos e garantindo que setores historicamente excluídos tenham voz nas decisões políticas.
“Não basta ter mais mulheres na política. É preciso que essas mulheres estejam comprometidas com o enfrentamento das desigualdades e com a construção de políticas públicas que garantam direitos”, afirmou.
A vereadora destacou que a baixa presença de mulheres nos espaços de poder ainda é uma realidade em Alagoas. Atualmente, as mulheres ocupam apenas cinco das 28 cadeiras da Câmara de Maceió. Na Assembleia Legislativa, são seis deputadas entre os 27 parlamentares.
“Eu tive que enfrentar muitos percalços para ganhar o respeito, para combater a violência. A violência era contra diversos aspectos: a minha vestimenta, não ser reconhecida como vereadora, não ter os projetos levados a sério”, relatou. “Mas conseguimos mostrar que temos certeza do que estamos fazendo, que a gente sabe por que está ali e por que devemos ocupar esse espaço”.
Ao longo do debate, a parlamentar também defendeu a necessidade de enfrentar estruturas que historicamente afastaram mulheres dos espaços de liderança e decisão, fortalecendo a participação feminina na formulação de políticas públicas e nos processos de transformação social.
“Seguimos fortalecendo espaços de diálogo, representação e transformação. É fundamental que mais mulheres participem das decisões que impactam diretamente suas vidas e a realidade das suas comunidades”, destacou.
A roda de conversa também contou com a participação da coordenadora-geral dos estudantes de Direito da região Nordeste pela FENED e secretária adjunta de Juventude do PT Maceió, Maria Beatriz, e da atriz, escritora e ativista LGBTQIA+, Ísis Florescer.
Veja também
Últimas notícias
Vorcaro orientou operação "discreta" para voo de Jaques Wagner, diz PF
Prefeita Ubiratania Santana entrega mais duas casas pelo Programa Morar Melhor Municipal
Durante caminhada no Jacintinho, Rafael Brito destaca impacto econômico do Escola 10 e Pé-de-Meia no comércio local
Programa Qualifica Carneiros inicia terceira edição com oferta de cursos profissionalizantes
Em Palmeira dos Índios, Arthur Lira promete investimentos para Alagoas
Ilha do Ferro recebe neste sábado (12) Cortejo do Bulba, que abre caminho para o 3º Festival Primavera Cultural
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
