Célia Rocha e Nathália Barbosa mobilizam mulheres em encontro político
Reunião debateu representatividade feminina e participação política; novos encontros já estão previstos no Agreste
A participação feminina na política e o fortalecimento da representatividade das mulheres foram os principais temas de um encontro realizado na noite desta quinta-feira (23), em Arapiraca. Promovido pela ex-prefeita Célia Rocha e por Nathalia Barbosa, esposa do deputado federal Daniel Barbosa, o evento reuniu mulheres arapiraquenses para discutir o papel feminino na construção de políticas públicas e no desenvolvimento da região.
Segundo as organizadoras, a proposta é ampliar o diálogo entre as mulheres, incentivando a participação política, o voto consciente e a ocupação de espaços de decisão. Durante o encontro, Nathalia Barbosa destacou que a representatividade feminina vai além da presença de mulheres em cargos públicos e passa pelo compromisso de defender pautas que impactam diretamente a vida delas.
"Quando uma mulher se sente representada, ela entende que sua voz também tem espaço para ser ouvida. É isso que queremos construir: um movimento em que mulheres conversem com outras mulheres sobre política, sobre participação e sobre a importância de escolher representantes comprometidos com causas que fazem diferença na vida delas. Tenho muito orgulho de acompanhar o trabalho do Daniel Barbosa, que tem levado para Brasília projetos voltados à proteção, à segurança e aos direitos das mulheres", afirmou.
Entre as propostas apresentadas por Daniel Barbosa na Câmara dos Deputados estão projetos que criam um programa nacional de proteção para mulheres vítimas de violência doméstica, ampliam a segurança de passageiras em serviços de transporte por aplicativo e táxis, endurecem a responsabilização de quem produz e divulga conteúdos misóginos na internet e garantem mais direitos para mães e cuidadoras de pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com Nathalia, essas iniciativas demonstram que a defesa das mulheres precisa acontecer de forma prática, por meio de políticas públicas e da atuação parlamentar.
A expectativa das organizadoras é que os próximos encontros fortaleçam essa rede de mulheres em diferentes municípios do Agreste, consolidando um trabalho de aproximação com a população.
"Esse é um trabalho de formiguinha. Acreditamos na força das mulheres conversando entre si, compartilhando experiências e mostrando que a política pode transformar vidas quando é feita com responsabilidade e compromisso. Queremos incentivar cada vez mais mulheres a participarem desse debate e a valorizarem o voto consciente em representantes que realmente defendam suas pautas", concluiu Nathalia Barbosa.
Veja também
Últimas notícias
Anvisa proíbe lotes de medicamento para tratar câncer
Prefeito Rodrigo Cunha prestigia encerramento do Festival de Bumba Meu Boi
Prefeitura de Maragogi realiza abertura da Semana do Bebê 2026
Defesa Civil de Maceió registra três ocorrências após ventos fortes no fim de semana
Prefeitura de Palmeira dos Índios aciona Justiça contra tarifa de esgoto da Conasa
Arapiraca inicia credenciamento de ambulantes para o Dia de Finados nesta quarta (21)
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
