Politicando
Comissão foi palco de intensa disputa entre Renan Calheiros e Biu de Lira

Depois de sete sessões a Comissão Mista de Planos e Orçamento do Congresso Nacional (CMO) elegeu o seu comando. O senador Dário Berger (PMDB-SC) foi eleito por unanimidade presidente da comissão e acabou confirmando o deputado Cacá Leão (PP-BA) para funcionar como relator geral do Orçamento 2018.
Mas essa decisão não acaba aí... pois a ideia do senador Renan Calheiros, responsável por indicar o presidente da comissão, também queria ter o poder de indicação do relator geral, o que não aconteceu. E aí é que se inicia a “disputa” entre o líder do PMDB no Senado e o senador Benedito de Lira e seu filho, o deputado Arthur Lira, ambos do PP. Pois os dois numa manobra inteligente conseguiram colocar na relatoria um aliado, Cacá Leão.
Renan queria que o PSDB indicasse o relator, mas o regimento não permitia.
O portal Política Real traz mais detalhes sobre essa disputa entre os dois senadores. De acordo com o site as discussões na Comissão Mista de Orçamento ainda não se encerraram, pois o deputado Cacá Leão não pode acumular a relatoria geral e a relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO). O senador Berger ainda tem que resolver esse impasse. O PSDB deseja a relatoria da LDO, mas pelas regras regimentais a relatoria deveria ficar com o segundo maior partido na Câmara Federal, que seria o Partido dos Trabalhadores (PT). O deputado Bohn Gass (PT-RS) deverá ser o relator da LDO. Essa definição deverá ser anunciada hoje (17).
Desde o início dessa série de sessões para definir o comando da mais importante comissão mista da Câmara e do Senado, que será decisiva para apreciar o primeiro orçamento federal sobre o novo regime fiscal do teto de gastos – houve uma disputa dura entre lideranças nordestinas importantes.
O senador Renan Calheiros (AL), trabalhava para evitar que a relatoria da CMO ficasse com alguém indicado pelo seu adversário local, o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do maior bloco partidário na Câmara Federal que teria prioridade na indicação do relator, pois a presidência da CMO ficaria com o maior partido no Senado, o PMDB. Calheiros chegou a afirmar que temia que surgisse um novo escândalo do orçamento por conta dessa disputa nordestina.
O senador Benedito de Lira (PP-AL) aliado do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), aliados a interesses comuns no comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba(CODEVASF), trabalharam para evitar que Calheiros, com apoio do PSDB no Senado, evitasse que o PP ficasse com a relatoria do Orçamento. Por cinco sessões, Valadares tentou escolher o novo comando da CMO, mas devido as manobras de Calheiros, que não indicava os nomes, não foi possível, porém na sexta sessão, realizada na semana passada, ele indicou o deputado Cacá Leão (PP-BA) para o cargo de relator geral. Dário Berger que teve apoio do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o líder do Governo no Senado, Romero Jucá, acabou indicado pelo líder Renan Calheiros para a Comissão. Ele manteve a indicação feita por Valadares.
As disputas na Comissão Mista de Orçamento prometem ser “eletrizantes”, para o mundo politico, durante este ano de 2017.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
