Politicando
Renan Calheiros está contando as horas para a saída de Augusto Aras da PGR
O presidente Lula deve indicar nesta semana o nome que vai substituir o atual procurador-geral da República
O senador Renan Calheiros (MDB) não esconde de ninguém sua desavença com o procurador-geral da República. O chefe do MDB em Alagoas usou seu perfil oficial no Twitter para comemorar a brevidade da saída de Augusto Aras.
“Faltam 15 dias para o encerramento do mandato de um dos piores procuradores-gerais da República. A PGR voltará a ser uma instituição pública e não privada”, escreveu o senador.
O presidente Lula (PT) já informou para aliados que vai anunciar o nome do próximo escolhido para comandar a Procuradoria-Geral da República na volta da viagem à Índia, onde participou de reunião com o G20.
Três nomes estão no centro das apostas: Paulo Gonet, com apoios de peso do STF; Mário Bonságlia, único que figura na lista tríplice da categoria; Antônio Carlos Bigonha, subprocurador politicamente mais próximo à esquerda.
Renan antagonizou com o procurador-geral durante a pandemia de Covid-19, quando protagonizou a CPI da Covid, como presidente da comissão. Desde então, Aras não abriu nenhuma investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro ao longo da crise de saúde, se tornou alvo do emedebista.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.