Politicando

Politicando

Politicando

Advogado alagoano que pediu Lula e Dilma na ‘guilhotina’ está na lista tríplice para ministro do TST

Adriano Avelino concorre com uma advogada sergipana e o ex-presidente da OAB-MG

22/04/2024 17h05 - Atualizado em 22/04/2024 17h05
Advogado alagoano que pediu Lula e Dilma na ‘guilhotina’ está na lista tríplice para ministro do TST

Confirmando as expectativas, o advogado alagoano Adriano Costa Avelino foi indicado na manhã desta segunda-feira (22) para a lista tríplice que será entregue ao presidente Lula (PT), de onde sairá o próximo ministro do TST.

Avelino foi o primeiro ‘eleito’ na sessão que escolheu os integrantes da lista, com 14 votos entre os 26 votantes. A lista com os escolhidos será entregue ao presidente da República, que não tem prazo para a escolha do seu preferido.

Lula agora tem na mão uma escolha difícil, que passa pelo universo político e se coloca de frente a uma questão moral e ideológica de cunho pessoal. Foi Avelino, em 2016, que disse que o então ex-presidente Lula deveria ser mandado para a ‘guilhotina’, junto com Dilma Rousseff.

Ademais, o presidente tem como adversários do advogado alagoano escolhas que o contemplam de forma bem mais efetiva. Rosaline Morais, o nome mais votado na escolha desta segunda com 19 votos, é sergipana e chegou até a lista tríplice com uma forte atuação na defesa das minorias, pauta cara ao presidente.

O outro candidato, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, chega com a chancela de ter sido presidente da OAB de Minas Gerais, estado de muita potência política e de forte atuação nos bastidores.

Apesar das declarações de ódio recentes, a nomeação de Avelino também atende a um personagem forte da política em Brasília: o presidente da câmara, Arthur Lira - que embora esteja às turras com Lula, tem na mão a agenda do congresso nacional.

Nos bastidores, não é possível cravar um favorito na preferência do presidente. Rosaline Morais, por ser mulher, ter atuação em pautas de esquerda e ter sido a mais votada entre os pares, larga na frente. Mas o ‘lobby’ da OAB mineira e de Arthur Lira tornam o cenário improvável.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos