Politicando
Senadores aprovam relatório final da CPI da Braskem com 14 indiciamentos
O colegiado vai encaminhar o texto aos órgãos de controle
Os senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o afundamento do solo em parte de Maceió aprovaram o relatório final, durante reunião na manhã desta terça-feira (21).
O relatório foi aprovado com algumas alterações, feitas pelo relator da comissão Rogério Carvalho (PT-SE). A principal mudança foi a inclusão do trecho do projeto de lei que cria uma de fiscalização do setor minerário. O relator destacou que as pequenas alterações realizadas no texto foram necessárias para torná-lo mais preciso e com maior efetividade na cobrança.
Com a aprovação do relatório, o texto será agora encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Alagoas (MPAL), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE) e Polícia Federal (PF).
No último dia 15, o senador Rogério Carvalho apresentou o relatório final após analisar documentos e depoimentos referentes à exploração da sal-gema em Maceió. Para o relator, está mais que provada a responsabilidade da mineradora Braskem.
O texto pede o indiciamento da empresa e mais oito pessoas ligadas a ela, que são acusadas de cometer crime contra a ordem econômica ao explorar a matéria-prima pertencente à União em desacordo com a legislação.
Por causar poluição que resulta em danos à saúde ou que provoca destruição da fauna e flora, o senador Rogério Carvalho também aponta que houve infringir a Lei de Crimes Ambientais.
Outras duas empresas que prestaram consultoria à Braskem e três engenheiros também foram indiciados por apresentarem laudo enganoso ou falso, delito previsto na Lei de Crimes Ambientais. Os documentos eram usados para demonstrar a regularidade da Braskem ante órgãos públicos.
Projetos de lei
O relatório ainda traz três projetos de lei e um projeto de lei complementar para reforçar o poder do estado de regulação na atividade de mineração. Um deles cria uma taxa para direcionar um percentual das receitas sobre lavra mineral aos órgãos de fiscalização da atividade.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
