Politicando
Deputado apresenta projeto de lei que pode acabar com cantinas em escolas
A matéria visa proibir a comercialização de alimentos ultraprocessados
Um projeto apresentado pelo deputado estadual Doutor Wanderley (MDB) quer proibir a comercialização de alimentos ultraprocessados em unidades escolares públicas e privadas. O texto tem como cerne o combate à obesidade infantil, mas não debate a situação dos microempreendedores que trabalham nas cantinas das escolas.
O projeto obteve parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e logo deve ser apreciado pelo Plenário da Casa de Tavares Bastos.
O texto traz a proibição da comercialização e oferta de alimentos considerados ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, bolos e produtos do gênero.
O deputado explica que sua proposição pretende combater a obesidade infantil. No entanto, a matéria exclui da discussão os rumos que serão tomados por pequenos empresários que possuem cantinas nas escolas.
De acordo com o Ministério da saúde, boa parte dos pães - por exemplo - são considerados ultraprocessados, dificultando alternativas mais viáveis para esses empreendedores.
Se o projeto for aprovado, as escolas terão seis meses para se adequar à nova legislação.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.