Politicando
Fala de Zambelli em Maceió repercute negativamente; alagoanos acusam a deputada de racismo
Zambelli chamou Benedita da Silva de “Chica da Silva”, personagem histórica que foi escravizada
Além de protestos contra o PL do Aborto e da fala incoerente do presidente da Câmara Arthur Lira (PP) na abertura do evento, o encontro de Mulheres Parlamentares do G20 em Maceió ficou marcado pela fala da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra a deputada Benedita da Silva, que foi considerada racista.
Durante uma live em seu perfil no Instagram, Zambelli se referiu a Benedita como “Chica da Silva" - personagem histórica que foi escravizada e posteriormente alforriada - se queixando por não ter discursado na reunião.
“Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque, provavelmente… não sei por que que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, [que é a] Chica da Silva [que vai falar]”, disse a parlamentar do PL.
Políticos de Alagoas repercutiram as falas da deputada bolsonarista. A vereadora por Maceió, Teca Nelma (PT) disse que “é inaceitável esse tipo de fala contra a deputada Benedita num espaço construído para impulsionar mais mulheres no poder no Brasil e no mundo”.
A vereadora Olívia Tenório (PP) disse que repudia as falas de Zambelli e reafirma seu compromisso com a luta antirracista.
O pré-candidato a vereador Pastor Wellington, disse que é “inadmissível que essa parlamentar [Zambelli] continue a propagar tanto preconceito em suas falas”.
A deputada Carla Zambelli se pronunciou após a repercussão nacional das falas consideradas racistas. A nota diz que Zambelli confundiu o nome da deputada Benedita ao chamá-la de Chica. Quando o equívoco foi percebido, o vídeo foi apagado das redes sociais. A deputada bolsonarista reitera que não houve a intenção de ofender sua colega parlamentar.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
