Politicando

Politicando

Politicando

Cícero vai disputar uma vaga na Câmara pelo PDT mas não discutiu apoio político de Lessa

A falta de conversa sobre o apoio ao ex-prefeito confirma que o assessor de Lessa é a prioridade no partido

03/07/2024 16h04
Cícero vai disputar uma vaga na Câmara pelo PDT mas não discutiu apoio político de Lessa

O ex-prefeito Cícero Almeida não mediu as palavras quando foi questionado sobre as prioridades do PDT nas eleições proporcionais de Maceió. Cícero vai disputar uma vaga na Casa de Mário Guimarães, mas não discutiu com Ronaldo Lessa apoio partidário e estrutura de campanha.

O PDT tem deixado claro que a prioridade do partido é eleger o assessor do vice-governador e presidente do partido em Maceió, João Folha.

O ex-mandatário reconhece a importância da renovação da política, mas também quer espaço dentro da disputa. “Se Ronaldo investir nele [João Folha], estará investindo no grupo também, mas se vier o apoio da parte dele, claro que nós queremos”, disse em entrevista ao Antena Manhã, da Rede Antena7. “Se a política quer oxigenar o sistema, acredito que a população também vai apostar nisso”, concluiu.

Após aguardar o convite do prefeito JHC para ocupar a vaga de vice na corrida por sua reeleição
, Cícero se filiou ao PDT com o objetivo de voltar à Câmara Municipal. No entanto, as conversas com o vice-governador Ronaldo Lessa não passaram desse ponto.

“Não discutimos prioridades quando marquei meu retorno para o PDT. A única coisa que fiz foi me filiar ao partido”, disse.

O partido capitaneado por Ronaldo Lessa tem a expectativa de eleger cerca de dois vereadores em Maceió. Com a definição de que o PT terá mesmo um candidato a prefeito na capital alagoana, o PDT pode acabar indicando um nome para a vaga de vice na chapa de Rafael Brito (MDB).

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos