Politicando
Vitória dos Calheiros: Executiva Nacional do PT decide apoiar Rafael Brito em Maceió
Com a decisão, Ricardo Barbosa está fora da corrida pela prefeitura da capital alagoana
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu nesta segunda-feira (29) para deliberar sobre o veto à candidatura de Ricardo Barbosa a prefeito de Maceió. Por 16 votos a dois, a direção do PT decidiu apoiar o candidato dos Calheiros.
A informação foi confirmada ao 7Segundos pelo presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento, que já havia dito anteriormente que acatará a decisão que vier de Brasília.
Na reunião, 16 pessoas votaram a favor do apoio a Rafael Brito, duas pessoas votaram contra e outras duas não votaram.
Com a decisão, Ricardo Barbosa é retirado da disputa pela Prefeitura de Maceió. Agora, o PT irá se reunir com integrantes da Federação Brasil da Esperança para debater a indicação de vice de Rafael Brito.
O veto à Barbosa é uma vitória do senador Renan Calheiros que vem pressionando o PT desde o início do ano. Para o PT Maceió é a segunda derrota em poucos meses. Durante a janela partidária, os dirigentes locais do partido foram obrigados a aceitar a filiação via Brasília de Teca Nelma.
Veja também
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Jovem é assassinado e mais dois sofrem tentativa de homicídio após confusão em Jundiá
Ratinho vira réu da Justiça Eleitoral após ataques à deputada
Jovens se escondem embaixo de carro e são presos após cometeram assalto em Maceió
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381
Cabo Bebeto aponta falta de repasses do Estado a projeto da UFAL que acolhe animais vítimas de maus-tratos
