Politicando
Briga no PV pode levar Luciano Amaral para União Brasil de Alfredo Gaspar
Legenda verde pediu para Amaral deixar a legenda após novo desentendimento

Um entrevero que já dura mais de um ano no PV pode fazer com que o União Brasil em Alagoas receba o seu segundo deputado federal. Em 2022, a legenda conseguiu eleger Alfredo Gaspar como seu único parlamentar em Brasília.
Desta vez, quem pode pintar na sigla é o deputado federal Luciano Amaral, que vive há mais de um ano um desentendimento com o presidente nacional do seu atual partido, José Luiz Penna.
Tudo começou no processo de escolha para a liderança do partido na Câmara. Apoiado por uma forte articulação da família Calheiros, mesmo sem ser o preferido de Penna, Amaral conseguiu assumir a liderança do PV com anuência de seus colegas de sigla.
A partir daí, o clima entre a direção da legenda e Amaral passou a ser de pouquíssimos amigos. Em abril do ano passado, Penna chegou a autorizar documentalmente a saída de Amaral do partido sem perder o mandato, após votar pela soltura de Chiquinho Brazão, assassino de Mariele Franco.
O novo desentendimento entre PV e Amaral se deu após o deputado reapresentar um projeto de lei na Câmara que proíbe a delação premiada de réus presos. O PV se opõe ao documento, e pediu mais uma vez que o deputado alagoano deixe a legenda.
Caso aceite a sugestão da sigla, os bastidores apontam que o destino de Amaral já está decidido: será o União Brasil. Aliados do deputado avaliam que Gaspar adquiriu uma boa musculatura eleitoral, que fará com que a legenda eleja em 2026 pelo menos dois federais.
Restam aparar algumas pontas soltas, como o alinhamento entre Amaral e Marcelo Victor, desafeto número 1 de Alfredo. Mas há todo um 2025 para o desenrolar dos fatos.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

DMTT orienta população sobre mudança de sentido em rua no Poço

Prefeito Ronaldo Lopes anuncia ampliação do Programa Sua Vida Com Um Novo Olhar

Prefeitura de Palmeira inicia nesta quarta (30) o pagamento dos servidores municipais

Urbanização da orla da comunidade Ponta Mofina será inaugurada na sexta-feira, 01

Homem morre após cair de bicicleta em Luziápolis; IML confirma óbito
