Politicando

Politicando

Politicando

Após queda da MP da taxação das bets, Isnaldo Bulhões será chamado por Haddad

Ministro deve conversar sobre o rombo criado com a retirada de receita

13/10/2025 16h04 - Atualizado em 13/10/2025 17h05
Após queda da MP da taxação das bets, Isnaldo Bulhões será chamado por Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve convidar o deputado Isnaldo Bulhões (MDB) para uma conversa ainda esta semana. Bulhões é o relator do orçamento de 2026, que sofreu impacto direto após a derrubada, pela Câmara, da MP que injetava cerca de R$ 17 bilhões à peça orçamentária.

A MP 1303, editada pelo governo como uma alternativa ao aumento do IOF, definia aumento nas alíquotas de empresas de apostas (Bets) e também sobre grandes fortunas. A Câmara retirou a MP da pauta, o que a fez perder a validade na última quarta (8).

Em conversa com a imprensa, Haddad não descartou nem mesmo mexer no orçamento destinado às emendas parlamentares, mas ressaltou que deve conversar primeiro com o alagoano.

“Nós temos tempo. Vamos usar esse tempo para avaliar com muito cuidado cada alternativa. Vamos conversar com o relator do Orçamento porque isso tem um impacto orçamentário importante em emendas, em investimentos”, disse o ministro.

Segundo a imprensa nacional, Bulhões já começou a se movimentar no sentido de encontrar soluções para a queda na arrecadação, proveniente da derrubada da MP. Antes mesmo da votação, o deputado já havia conversado com outros membros da comissão mista de orçamento sobre o assunto.

Entretanto, o tempo para uma solução é escasso, considerando que ainda é necessária a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, para só então se iniciar a apreciação do Orçamento - o que precisa ser feito até o recesso legislativo, em meados de dezembro.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos