Politicando
Bancada feminina na ALE pode encolher ainda mais após eleições de outubro
Mulheres podem obter apenas 4 das 27 cadeiras da ALE
Com apenas quatro das 27 cadeiras na ALE, a bancada feminina pode viver um movimento de redução ainda maior a partir da 22ª legislatura, em 2027 - embora a depender de um cenário menos provável, também seja possível um crescimento.
Atualmente, seis deputadas integram a Casa de Tavares Bastos: Cibele Moura (MDB), Fátima Canuto (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Carla Dantas (MDB), Rose Davino (PP) e Gabi Gonçalves (PP).
Entretanto, conforme já decidido nos bastidores, Carla Dantas deixará a ALE para dar lugar a candidatura de Paulinho Mendonça, nome ‘oficial’ do governador Paulo Dantas. Já Flávia Cavalcante também já anunciou que deixa o mandato, que será disputado pelo pai, o líder da região norte Cícero Cavalcante.
Dessa forma, se nenhuma nova mulher conseguir vitória nas urnas, a ALE poderá ter um número menor de deputadas do que nas eleições de 2018, quando cinco delas obtiveram êxito eleitoral: Jó Pereira, Cibele Moura, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Ângela Garrote.
Em contraponto, também há a possibilidade de crescimento da bancada, já que nomes como Ângela Garrote, Teca Nelma e Ceci Hermann tem chances medianas de assumir um mandato - além das atuais deputadas, que são favoritas nas urnas.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Motorista fica ferido após capotamento na ladeira de Fernão Velho, em Maceió
Cibele Moura participa de reunião no MP e incentiva denúncias contra fogos com estampido
Polícia investiga tentativa de homicídio a tiros em bar na zona rural de São José da Tapera
MPF cobra regulamentação de passeios e banhos de lua nas piscinas naturais de Maceió
São João Massayó impulsiona crescimento de 57% na oferta de voos para Maceió
