Celebridades

Atores de “Romeu e Julieta” processam estúdio de cinema por exploração sexual infantil

Olivia Hussey e Leonard Whiting, protagonistas da produção de 1968, dizem ter aparecidos nus em filme, que teria prejudicado carreira pois ainda eram adolescentes

Por 7Segundos com CNN Brasil 04/01/2023 19h07
Atores de “Romeu e Julieta” processam estúdio de cinema por exploração sexual infantil
Olivia Hussey e Leonard Whiting em cena de "Romeu e Julieta" - Foto: Reprodução/Paramount

Os atores Olivia Hussey e Leonard Whiting entraram com uma ação contra os estúdios de cinema Paramount, acusando-os de exploração sexual infantil por uma cena de nudez no filme “Romeu e Julieta”, de 1968. Na época ambos eram adolescentes.

A revista especializada “Variety” anunciou que os protagonistas do filme dirigido por Franco Zeffirelli (1923-2019) entraram com uma ação no Tribunal Superior de Santa Mônica, nos Estados Unidos, acusando a Paramount de explorá-los sexualmente e distribuir imagens nuas deles ainda adolescentes.

O processo alega que o diretor do filme prometeu aos atores que o filme não apresentaria nudez e, em vez disso, usaria roupas íntimas na cena da cama necessária para a narrativa.

De acordo com os demandantes, dias antes das filmagens, Zeffirelli implorou a Hussey, 15, e Whiting, 16, que agissem nus com maquiagem corporal, caso contrário o filme fracassaria, e jurou não fotografar ou publicar nenhuma nudez, quebrando assim sua promessa.

Os dois atores pedem indenização no valor de mais de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,7 bilhões), e denunciam que desde a estreia do filme ambos os atores foram afetados emocionalmente e limitados em suas ofertas de trabalho por causa disso.

“Imagens de menores nus são ilegais e não devem ser exibidas”, disse o advogado dos atores, Solomon Gresen, à “Variety”.

A ação foi movida sob a Lei de Vítimas Infantis da Califórnia, que permite que sobreviventes de abuso sexual infantil apresentem ações civis e que temporariamente suspende o estatuto de limitações para reivindicações de abuso sexual de crianças mais velhas.

A CNN não falou com os estúdios de cinema Paramount.

(Publicado por Carolina Farias)